A Paraíba o tempo todo  |

Alunos do programa MedioTec desenvolvem jogos inspirados no NE

Estudantes do curso de ‘Programação de Jogos digitais’, oferecido pelo programa Mediotec/Paraíbatec da Secretaria de Estado da Educação e Ciência e Tecnologia (SEECT), em Campina Grande, desenvolveram jogos para celular e computador com o tema ‘Histórias do Nordeste’. A iniciativa do curso teve como objetivo trabalhar de forma multidisciplinar auxiliando no ensino médio, além de preparar os alunos para o mercado de trabalho e apresentar um pouco da história da Paraíba de forma lúdica. O lançamento dos jogos aconteceu no mês de dezembro.

Foram desenvolvidos oito jogos, um deles já está disponível no site https://jogosdigitaiscgpb.itch.io/seca para ser usado em celular e computador. Vindos de escolas variadas da Rede Estadual, os 25 alunos do curso trabalharam durante três meses em equipe.

Para a criação dos jogos, os alunos realizaram várias atividades: aulas de campo, visitas técnicas, eventos acadêmicos, visitaram museus e fizeram pesquisas sobre a história, personagens e momentos históricos que marcaram a Região. Com o intuito de fazer a ponte entre a educação teórica e a prática. As aulas do Mediotec acontecem no período da tarde, contraturno das aulas do ensino médio regular dos alunos.

O programa MedioTec é uma ação nacional que visa o fortalecimento das políticas de educação profissional, oferecendo o ensino técnico de nível médio articulado de forma simultânea com as redes de educação e com o setor produtivo. O programa funciona no Estado através do ParaíbaTec.

Jogo – O jogo ‘SECA’ foi inspirado no poema Morte e Vida Severina do escritor brasileiro João Cabral de Melo Neto. Conta a história de Biu (Severino) que enfrenta dificuldades encontradas no Sertão nordestino, fazendo com que a chuva volte a se fazer presente na Região.

Segundo o orientador pedagógico, Thiago Morais, a meta é disponibilizar todos os jogos e criar novos com outras temáticas. “Os resultados superaram as expectativas. Os alunos tiveram poucos meses e era um desafio criar jogos com uma temática tão rica, abrangente e multidisciplinar. Eles fizeram pesquisas de campo e criaram tudo: construção de personagens e cenários, enredo e sons. Ficamos ainda mais satisfeito pois os alunos tiveram que aprender várias áreas do conhecimento como história, geografia, matemática, além de terem uma experiência para o mercado de trabalho fazendo esses jogos em equipes e com prazos”, disse.

Para a professora Ana Paula do Ó, o ensino da Ciência da Computação traz diversos benefícios para os alunos. “A Computação é uma ciência que investiga e resolve problemas, proporciona um novo mundo e muda radicalmente o comportamento de uma sociedade”, afirma Ana Paula.

Ainda de acordo com a professora, os resultados do Fórum Mundial mostram que 65% das crianças e adolescentes que hoje se encontram no ensino fundamental e médio atuaram em profissões que ainda não existem. O curso de Jogos Digitais do MedioTec proporcionou para os alunos a possibilidade de uma futura profissão e habilitou competências e habilidades, sendo fator determinante para que definissem a carreira profissional, direcionando-os a um projeto de vida.

“Meu objetivo é ensinar Computação da melhor forma, através de games, que hoje fazem parte do cotidiano das crianças e adolescentes, trazendo para eles a responsabilidade de serem protagonistas neste processo. Este trabalho é mérito da dedicação tanto da equipe pedagógica, técnica e administrativa, mas acima de tudo da dedicação do professor e dos seus alunos. Vislumbrar o resultado final é muito gratificante”, falou.

PB Agora

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe