A Paraíba o tempo todo  |

Alunos da Rede Municipal da Capital são campeões em torneio de robótica disputado em CG

 Os alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa conquistaram os três primeiros lugares no Torneio Juvenil de Robótica disputado no último sábado (19) na cidade de Campina Grande. Participaram 40 alunos de oito escolas do Ensino Fundamental I e II, além de oito monitores. O transporte e alimentação foram custeados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. Participaram do evento 150 escolas da rede pública e privada da Paraíba.

 

A Escola Apolônio Sales de Miranda, no bairro de Cruz das Armas, disputou três categorias e subiu ao pódio em todas elas. Na modalidade Dança com Robô os alunos conquistaram o 1º e 2º lugar no nível 3, na modalidade Sumô conquistou o 2º lugar no nível 4, e na categoria Resgate o 3º lugar.

 

“É uma honra para a gente fazer parte de uma equipe unida onde um ajuda o outro e o resultado aparece. Espero conseguir mais uma medalha de ouro, desta vez no Campeonato Latino-Americano de Robótica, no mês de outubro, em Minas Gerais, e deixar o nome da escola no topo”, disse Allef Matheus Henrique Ferreira da equipe Robô Apolo 4, da escola Apolônio Sales.

 

Durante a competição eles interagiram com os robôs nos ritmos Ballet e Hip Hop. A conquista é mais um momento de alegria para toda a escola. “Eu sinto muito orgulho ao ver o resultado desses alunos. A Secretaria de Educação plantou a semente e agora estamos colhendo os frutos. Estou muito feliz. São todos alunos de uma rede pública”, falou com alegria Maria Elizabeth Rodrigues, diretora da escola Apolônio Sales.

 

Escola Frei Afonso – A Escola Municipal Frei Afonso, localizada no bairro do Róger, conquistou o 1º lugar na categoria Viagem ao Centro da Terra no nível 2, e 3º lugar nas categorias Resgate de Alto Risco no nível 2 e no Resgate de Alto Risco no Plano, nível 2.

Na modalidade Viagem ao Centro da Terra no nível 2, a equipe Robô Afonso 4, tinha a missão de percorrer um caminho, encontrar um objetivo no “centro da terra” e voltar ao ponto inicial. Para o monitor de informática Rodrigo Lira Albuquerque dos Santos, da escola Frei Afonso, os alunos surpreenderam. “Para mim eles se superaram. Eles treinaram apenas uma semana porque é diferente da Olímpiada Brasileira que eles estão se preparando diariamente. Para esse Torneio tivemos que criar um novo robô. Tivemos que correr contra o tempo”, disse o monitor.

 

Escola Moema Tinoco – Já os alunos da Escola Municipal Moema Tinoco, no bairro do Grotão, conquistaram o 2º lugar na modalidade Dança com Robô no nível 2 e o 3º lugar na modalidade Viagem ao Centro da Terra.

 

A equipe da Escola Municipal Moema Tinoco também teve que superar as dificuldades e os desafios, já que é nova na categoria da dança. “Foi a primeira vez que eles disputaram essa modalidade. São todos alunos novatos, o que aumenta o desafio. Nós contamos com uma ajuda da professora de dança de Hip Hop do Mais Educação. No início ficaram tímidos, mas depois se soltaram e conquistaram a premiação”, disse com alegria o monitor de informática da Moema Tinoco, Josimar Bertoldo Belo.

 

Todas as três escolas continuam intensificando os treinamentos para disputar o Campeonato Latino-Americano de Robótica, a Olímpiada Brasileira de Robótica e da Mostra Nacional de Robótica, que será realizada no mês de outubro em Minas Gerais.

 

 

Secom-JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe