A Paraíba o tempo todo  |

31.935 candidatos disputam 6.240 vagas da UFPB hoje e amanhã; transporte é reforçado

As provas da segunda etapa do Processo Seletivo Seriado (PSS) 2012 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) serão realizadas neste domingo e segunda-feira. Os 31.935 candidatos concorrem às 6.240 oferecidas pela instituição. Para facilitar o acesso dos candidatos, A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) vai acrescentar 33 viagens a mais em ônibus de 11 linhas que atendem os locais de realização das provas. Transporte, trânsito tumultuado, cansaço físico e mental e nervosimo são alguns dos desafios dos vestibulandos nestes dias de provas.

De acordo com o presidente da Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve), João Lins, o material das avaliações já está pronto e hoje serão feitos os últimos preparativos. “Estaremos organizando as carteiras e as listas nos locais de prova com os nomes dos candidatos”, disse. Segundo ele, ao todo, as provas serão realizadas em 51 locais espalhados na Paraíba. São 33 em João Pessoa, quatro em Patos, três em Campina Grande, três em Sousa, três em Areia, dois em Bananeiras, dois em Mamanguape e um em Rio Tinto.

João Lins alertou que candidato deve apresentar o documento de identificação que registrou no ato da inscrição. “O candidato não esquecer de levar caneta esferográfica azul ou preta e pode levar também régua, borracha e lápis grafite”, lembrou. Ele destacou que não é permitido o candidato entrar no local de prova portando telefone celular ou qualquer outro aparelho eletrônico. As provas terão início às 8h no horário local, mas a Coperve aconselha que o candidato chegue com 30 minutos de antecedência ao local de prova.

Ao todo, foram 42.560 candidatos inscritos para o PSS 2012 e mais 436 inscritos para os cursos com prova de conhecimento específico, sendo 11.041 eliminados na primeira etapa. Conforme o calendário da Coperve, a classificação final será divulgada em 25 de janeiro de 2012.

Mais viagens

A STTrans informou ontem que amanhã, o número de ônibus de 11 linhas que atendem os locais de provas do PSS da UFPB em João Pessoa serão reforçados. De acordo com o chefe da Divisão de Transportes, Francisco Alcântara, serão 33 viagens a mais no período de 6h até 7h30. “Normalmente essas linhas fazem 25 viagens ao todo, então será mais do que o dobro das viagens”, afirmou.

De acordo com a STTrans, na segunda-feira, o reforço nas linhas será avaliado pela supervisão de fiscalização de transportes que estará nos terminais de bairro. Sendo necessário, será solicitado à empresa que disponibilize ônibus extras para atender à demanda.

Para reduzir os transtornos causados ao trânsito em função da concentração de veículos que se dirigirão aos locais de provas, a STTrans vai disponibilizar agentes motociclistas para monitorar os acessos aos principais locais de provas. O superintendente da STTrans, Nilton Pereira, recomenda que os candidatos saiam de casa para os locais de provas o mais cedo possível e evitem os principais corredores, buscando rotas alternativas.

O professor de História, Gilbert Patsaied, aconselha os candidatos a não exagerarem nos estudos na véspera da prova. “Não adianta tentar aprender todo o conteúdo da prova num só dia. O ideal é ficar tranquilo e relaxar, porque se o estudante se preparou durante o transcorrer do ano, não há com o que se preocupar”, disse.

Ele alertou ainda que o excesso de estudo pode deixar o estudante muito cansado, prejudicando o desempenho na hora de fazer a prova. “Se o candidato achar importante, pode dar uma revisada no assunto para relembrar o conteúdo, mas nada exagerado”, afirmou.

O conselho do professor de Biologia, Pepe Nocrato, é que o momento é de repousar, após um ano inteiro de estudos. “Estudar de uma forma menos compromissada pode ser uma opção, para o aluno não ficar ansioso no momento da prova”, aconselhou.

Linhas que terão reforço

301 – Mangabeira,
 

303 – Mangabeira,
 

304 – Castelo Branco,
 

517 – Castelo Branco/Epitácio
 

601 – Bessa
 

104 – Bairro das Indústrias
 

701 – Alto do Mateus
 

1502 – Geisel/Alto do Mateus/Epitácio
 

5120 – Valentina/Epitácio
 

501 – Colinas do Sul
 

401 – Altiplano

 

  • Correio

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe