A Paraíba o tempo todo  |

Departamento da UEPB promove cursos sobre esportes paralímpicos

Com o intuito de incentivar os estudantes e professores a trabalharem com pessoas com deficiência, o Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Programa Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer, vai promover os cursos de natação paralímpica, vôlei sentado e basquete em cadeiras de rodas.

Voltado para profissionais e futuros profissionais de Educação Física, os cursos serão ministrados de 10 a 14 de junho por técnicos da equipe paraolímpica da Seleção Brasileira. As aulas teóricas e práticas acontecerão em salas, na piscina e no Ginásio de Esportes do DEF, no Câmpus de Bodocongó. Embora sejam destinados a alunos do Bacharelado e da Licenciatura em Educação Física da UEPB, os cursos também estão abertos a participação de pessoas de outras instituições. Ao todo, estão sendo ofertadas 35 vagas por curso. As inscrições estão sendo realizadas presencialmente, no DEF, até a próxima quinta-feira (6), nos turnos manhã e tarde.

A abertura das atividades será na próxima segunda-feira (10), com a palestra “Introdução ao Movimento Paralímpico”, a ser ministrada às 13h30, pela professora Tatiana Jacusiel Miranda, no Auditório do Departamento de Psicologia da UEPB. O curso de natação será ministrado pelo professor Leonardo Miglinas Cunha, enquanto o curso de vôlei sentado terá como instrutor o técnico da Seleção Brasileira Paralímpica de Vôlei Sentado, José Agtônio Guedes Dantas. E a professora Ana Maria Fonseca, ministrará o curso de basquete em cadeira de rodas.

De acordo com o cronograma dos cursos, no dia 11 de junho, às 8h, será ministrada aula sobre “Teoria de vôlei sentado”, na Sala 6 do DEF. No turno da tarde, às 13h, na Sala 7, será a vez da atividade “Teoria da natação”. As atividades seguem no dia 12, no período da manhã, no Ginásio de Esportes, com a aula “Prática de vôlei sentado”. À tarde, na piscina do Departamento, será ministrada a aula “Prática de natação”. A programação continua no dia 13, com a aula “Teoria do Basquete” e será encerrada no dia 14 com a “Prática do Basquete”, no Ginásio do DEF.

Uma das responsáveis pelos cursos, a professora Anny Sionara destacou que as atividades têm como finalidade capacitar e estimular os estudantes de Educação Física da UEPB e de outras instituições de ensino a trabalharem com pessoas com deficiência, investindo nos esportes paralímpicos. Ela ressaltou que a qualificação e o aprendizado de novas técnicas para trabalhar com pessoas com deficiência têm sido um grande desafio para profissionais de Educação Física. Os cursos serão realizados com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

O vôlei sentado é um esporte paralímpico que se apresenta como alternativa de inclusão de pessoas com deficiência. Esse paradesporto proporciona momentos para aprimorar potencialidades, fortalecer a autoestima e é uma opção de socialização, superação pessoal, entre outros benefícios. O basquete em cadeira de rodas, praticado inicialmente por ex-soldados norte-americanos feridos da Segunda Guerra Mundial, fez parte de todas as edições já realizadas dos Jogos Paralímpicos. As mulheres passaram a disputar a modalidade em 1968, nos Jogos de Tel Aviv.

A natação paralímpica é destinada a atletas de todos os tipos de deficiência e está dividida em dois grupos: os portadores de deficiência visual e todos os outros tipos de deficiência. As regras são as mesmas da Federação Internacional de Natação Amadora, com adaptações, em especial relacionadas às partidas, viradas e chegadas. As competições, por equipe ou individual, abrangem os quatro estilos: crawl, bruços, costas e borboleta. As distâncias variam de 50 a 1500 metros. Os nadadores cegos podem receber um aviso do treinador quando se aproximam das bordas.

assessoria

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe