A Paraíba o tempo todo  |

Provas do concurso de Redação do Focco-PB serão aplicadas dia 30

As 2.133 provas do Concurso de Redação promovido pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) foram entregues aos gestores das secretarias de Educação do Estado e do Município de João Pessoa, na manhã desta sexta-feira (26/10). A entrega foi feita por representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB), órgão coordenador do Focco. A redação será aplicada na próxima terça-feira (30/10), nas 49 escolas que registraram inscritos.

A procuradora de Justiça, Vasti Cléa Marinho da Costa Lopes, recebeu o gerente do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado, Robson Rubenilson dos Santos Ferreira; a chefe de gabinete da Secretaria de Educação do Município, Kaline Gonzaga Barbosa, e o diretor do Zarinha Centro de Cultura, Francisco Fernandes. O encontro contou ainda com a participação da controladora-adjunta do Município, Regina Souza dos Santos, e do diretor-administrativo do MPPB, Vinícius Cesário.

“Eu quero parabenizar os gestores do Estado e do município, bem como os professores das duas redes, pela mobilização em tempo curtíssimo (menos de uma semana de inscrições), que teve um resultado tão importante. Mostra o compromisso deles com a educação e com a formação cidadã dos jovens. Os estudantes deram uma aula de participação cidadã. A adesão me fez ver que há um espaço aberto e receptivo onde podem ser trabalhados temas importantes para a sociedade”, disse Vasti Clea.

O representante da rede estadual de ensino Robson Rubenilson parabenizou o Focco e o Ministério Público pela organização do concurso e pelo processo de preparação das provas. “Houve uma mobilização entre os gestores escolares e professores, mas os alunos também se mobilizaram. Isso foi muito importante. A expectativa agora é que os inscritos estejam preparados para a prova. Desejamos que todos tenham um bom resultado”, disse.

“A experiência da gente foi muito rica. Vimos o interesse dos nossos diretores de participar e pedir que este concurso entre no calendário escolar, para que a gente possa ter um semestre ou um bimestre trabalhando com nossos alunos, tanto a parte da ética como a redação mesmo. A gente está muito feliz e agradecida”, disse a representante da rede municipal de ensino, Kaline Gonzaga Barbosa.

O diretor-administrativo do MPPB, Vinícius Cesário, destacou que os dois representantes das redes de ensino assinaram um termo, no qual constava que as provas foram entregues em envelopes lacrados e que devem ser repassadas aos responsáveis pela aplicação das mesmas. Os envelopes só devem ser abertos no momento da aplicação, às 8h da terça-feira, nos 49 locais de provas, na presença dos participantes.

O diretor do Centro Zarinha, responsável pela plataforma de inscrição do concurso e pela elaboração e correção das provas, disse que o modelo das provas seguem o do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que os estudantes já se habituem ao processo. Os resultados serão conhecidos durante audiência pública do 'Focco em Movimento', no próximo dia 12 de dezembro, no Centro Cultural Ariano Suassuna do TCE.

Além das bolsas de estudo doadas pelo Zarinha, os quatro primeiros colocados do ensino médio e os dois primeiros do ensino fundamental, através do patrocínio da Alliance, receberão smartphones. O esforço das escolas com os maiores números de inscritos também será reconhecido. Entre os dias 19 e 25, se inscreveram para o concurso 296 estudantes do ensino fundamental de sete escolas e 1.837 estudantes do ensino médio de 42 escolas.

 

Redação 

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe