A Paraíba o tempo todo  |

10 mil crianças de 4 e 5 anos voltam a frequentar salas de aula na rede municipal de JP

Cerca de 10 mil crianças, de 4 e 5 anos, voltaram a frequentar as salas de aula nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) e nas escolas públicas municipais nesta quarta-feira (1º). Esse retorno foi acompanhado de perto pela secretária de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), América Castro, e pela secretária executiva, Luciana Dias.

“Hoje é um dia de alegria, porque eu chego a uma unidade como essa no bairro dos Funcionários, a Escola Municipal Darcy Ribeiro, e encontro os pais felizes, as crianças felizes e os servidores entusiasmados ao ver essa unidade retomando as atividades presenciais. É nessa meninada que está a alegria do nosso compromisso com a educação do município”, disse a secretária América Castro.

Esta segunda etapa de retomada segue o mesmo padrão do retorno das crianças de 3 anos, com turmas divididas em dois grupos, A e B, com alternância semanal no atendimento presencial. Cada um deles com, no máximo, 50% do total. Na semana do atendimento presencial do grupo A, o grupo B estará com atividades lúdicas para casa, orientadas pelo professor. Na semana seguinte, acontecerá o inverso, com atendimento presencial para o grupo B.

Rosane Belo chegou logo cedo com o filho Zênefe Belo, de 5 anos, e falou da importância desse retorno. “O estudo é tudo na vida da gente, e principalmente para meu filho que está começando a sua vida de estudos e aprendizado. Para mim está sendo muito importante trazer meu filho, mesmo diante dessa pandemia. Hoje foi um dia de muito acolhimento para as crianças”, agradeceu.

Quem também estava muito alegre era Lara Ventura da Silva, 5 anos. “É muito legal voltar para escola, ver meus amiguinhos, brincar com eles e me divertir. Estou muito feliz”, disse a aluna.

Pré-escola – Na primeira semana, nas segundas, quartas e sextas, o grupo A irá assistir aulas das 7h às 10h30 ou das 13h às 16h30. O grupo B será na segunda semana. As terças e quintas-feiras serão reservadas para atendimento aos dois grupos de forma remota, como também as unidades farão a higienização dos espaços.

A alternância irá favorecer, sobretudo, o fluxo de circulação nos momentos da saída da unidade. Brinquedos e pertences pessoais não poderão ser compartilhados.

Nos Creis as turmas da pré-escola continuarão de segunda à sexta feira no horário integral.

O diretor administrativo da Escola Darcy Ribeiro, Francisco Bezerra, se emocionou ao falar sobre o retorno das atividades presenciais. “Nós que fazemos educação acreditamos que esse ambiente escolar, que é próprio para a criança e o adolescente, salva vidas. A escola faz o ser humano entender a sua cidadania. Eu estava ansioso por este momento. Agradeço a Deus primeiramente, mas também ao prefeito Cícero Lucena que teve um cuidado com todos nós, com a chegada das vacinas, como também a professora América Castro, que tem um olhar de educadora”, disse com lágrimas nos olhos.

Uso de máscaras – O uso da máscara também é obrigatório. O procedimento de higienização e a troca das máscaras e de outros eventuais equipamentos de proteção deverão ser feitos pelo profissional de apoio antes do atendimento a cada novo estudante.

CALENDÁRIO DE RETORNO PRESENCIAL DAS AULAS

01/09 – Creis e Escolas (4 a 5 anos)

08/09 – 1° e 2° anos do Ensino Fundamental/ Ciclos I e II do EJA

15/09 – 3° ao 5° anos do Ensino Fundamental

22/09 – 6° e 7° anos do Ensino Fundamental / Ciclos III e IV do EJA

29/09 – 8° e 9° anos do Ensino Fundamental / Creis (2 anos e berçário)

SEMANAS ALTERNADAS

CREIS

1° Semana – Grupo A

2° Semana – Grupo B

PRÉ-ESCOLA / ANOS INICIAIS E FINAIS / EJA

1ª Semana –

Grupo A: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto)

2ª Semana –

Grupo B: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto)

Da Redação com PMJP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe