A Paraíba o tempo todo  |

Você é um dos mais de milhão de paraibanos endividados? Especialista dá dicas de como sair das dívidas

Um ano novo se inicia e com ele novos boletos aparecem. Muitos brasileiros já começam o ano com dívidas e precisam de uma ajuda para sair do vermelho em 2022. Se você é um deles, confira as dicas da economista Marcela Kawauti, para sair das dívidas até o fim do ano. Na Paraíba existem atualmente mais de um milhão de pessoas endividadas e, até o próximo dia 5, esses cidadãos têm a chance de renegociarem suas dívidas através do Feirão Serasa Limpa Nome.

“Quando a gente pergunta por que os inadimplentes estão nessa situação, a maior parte diz que é por causa do desemprego. Depois disso, vem o pessoal que não se planeja e não tem controle das finanças”, disse Marcela  Kawauti.

Para a economista, se houvesse uma cultura de planejamento, mesmo o desemprego fruto em parte da pandemia não levaria à inadimplência de forma automática. Independentemente do motivo que levou a essa situação, a pessoa endividada e com o nome sujo na praça, desprovida de crédito e, em muitos casos, de renda, entra em uma espiral que pode adquirir contornos de suicídio financeiro: dívidas manejáveis se acumulam e multiplicam, até se tornarem problemas complexos cuja resolução pode levar anos. E castiga a saúde de quem deve e de seus dependentes.

Dados da Serasa, revelam que  as dívidas dos paraibanos equivalem a quase R$3,5 bilhões. Apesar da oportunidade da negociação. Considerando que todo o país conta com aproximadamente 62 milhões de pessoas em situação de inadimplência, nesta edição o feirão anual da Serasa foi ampliado. Durante o mutirão, mais de 100 empresas oferecem condições exclusivas para a negociação dos débitos da população, concedendo descontos de até 99% do valor total da dívida. Na Paraíba, 1.107.297 pessoas se encontram em situação de inadimplência. Confira detalhes no link: https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/feirao/paraiba/

– Anote tudo

Para ter o controle das suas contas, lembre-se de anotar todos os gastos. Assim, você saberá exatamente para onde o seu dinheiro está indo. Outro ponto é não se perder em meio a vários pagamentos que precisam ser feitos.

– Crie metas

Um dos seus objetivos para esse final de ano pode ser sair das dívidas. Com essa meta em mente, você pode separar as dívidas prioritárias e criar estratégias, como o pagamento das contas mais caras ainda no primeiro semestre de 2022. Além disso, você também pode dividir as metas por mês, e dar um passo de cada vez.

– Organize o orçamento

Uma atitude fundamental para sair do vermelho e se livrar das dívidas é organizar o seu orçamento. Você pode usar um aplicativo de telefone, uma planilha do computador ou mesmo um caderno. O importante é que você anote todo o dinheiro que você recebe no mês e todos os gastos. O recebido pode ser salário, bônus, aposentadoria, dinheiro de bicos, etc. E os gastos precisam ser detalhados, para você conseguir cortar o que é desnecessário.

– Converse com a família

É muito importante envolver toda a família na organização do orçamento e no processo de acabar com as dívidas. Cada membro da sua casa pode ajudar com idéias para diminuir as contas ou conseguir mais dinheiro, com um trabalho extra ou venda de itens que vocês não usam mais.

– Corte gastos desnecessários

Enquanto você está com dívidas, fica difícil realizar sonhos maiores. Então, por um período será necessário apertar o cinto e cortar alguns gastos. Lembre-se das pequenas economias, como:

  • Apagar a luz do quarto quando sair;
  • Colocar o chuveiro na posição verão no período de calor;
  • Juntar as roupas para usar a máquina de lavar na capacidade máxima.

– Busque uma renda extra

Às vezes, só cortar não basta, ou mesmo com todos os cortes possíveis ainda falta dinheiro para se livrar das dívidas. Se essa for a sua situação, o caminho pode ser a renda extra. Pode ser com um trabalho nas horas que estavam livres, bicos nos finais de semana ou mesmo com vendas. Você pode se desfazer de itens que não usa mais ou criar produtos, bolos, doces, artesanatos, e vender para amigos, vizinhos ou mesmo na internet. Descubra alguma atividade que você leva jeito e comece a empreender.

– Negocie com os credores

Com o orçamento em ordem e com as economias de corte de gastos ou renda extra, procure os seus credores. Com dinheiro na mão é mais fácil negociar e conseguir desconto.

– Priorize as dívidas com maior juros

Se você tem mais de uma dívida, temos dicas para saber qual você deve pagar primeiro. O importante é dar prioridade para as dívidas que têm os maiores juros para não virar uma bola de neve.

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe