Por pbagora.com.br

As vendas de veículos bateram recorde em setembro, com o emplacamento de 308,8 mil unidades. Esse desempenho, impulsionado pela corrida dos consumidores às concessionárias para aproveitar o último mês antes da elevação gradual do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), representa um crescimento de 19,6% no comparativo com agosto.

A partir de hoje, o tributo reduzido em dezembro do ano passado para automóveis volta a subir gradativamente, até chegar à alíquota original em janeiro.

No confronto com o mesmo mês do ano passado, também houve acréscimo (14,9%) nos licenciamentos. Já no acumulado do ano (2,3 milhões de unidades), a expansão nas vendas foi de 4,2%. O número engloba automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões.

O ranking de montadoras tem a Volkswagen na liderança, com 23,6% dos veículos licenciados entre janeiro e setembro no país, seguida da Fiat (23,5%) e da GM (19,1%).

Até então, junho tinha a marca de melhor mês, com o licenciamento de 300,2 mil unidades, por causa da antecipação de compras para aproveitar o benefício fiscal antes de o governo anunciar que o estímulo seria prorrogado.

A projeção da Anfavea (associação das montadoras) é de crescimento de 6,4% nos emplacamentos neste ano ante 2008, que já havia registrado recorde em vendas.

Confiança

O setor de material de transporte, que engloba montadoras e autopeças, é o que tem a melhor expectativa sobre a produção para o trimestre (setembro, outubro e novembro) no comparativo com os três meses imediatamente anteriores, segundo pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgada nesta semana.

Essa cadeia também lidera o otimismo na análise do ICI (Índice de Confiança da Índustria) e já está em um patamar mais elevado até do que a média histórica, considerando o período desde o Plano Real.

Veja ranking dos automóveis mais vendidos em setembro

Gol (VW) – 30.827
Palio (Fiat) – 19.195
Uno (Fiat) – 15.230
Celta (GM) – 15.219
Siena (Fiat) – 12.701
Corsa Classic (GM) – 12.532
Fox (Volkswagen) – 11.441
Voyage (VW) – 9.092
Ka (Ford) – 8.926
Prisma (GM) – 6.687

 

 

Folha