Em agosto, mais de um terço dos brasileiros (cerca de 33,7%) pretendiam fazer pelo menos uma viagem nos seis meses seguintes. Desses, 71,2% demonstraram preferência por destinos nacionais, com o Nordeste sendo o lugar mais procurado por quem quer viajar dentro do país. Os dados foram levantados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e são parte integrante da Sondagem de Expectativa do Consumidor.
As regiões Sul (21,5%) e Sudeste (15,8%) ficaram com o segundo e terceiro lugares da preferência do público ouvido pela FGV. O levantamento aponta, ainda, que de forma geral houve um crescimento este ano de 8,7% na intenção de viajar dos brasileiros, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Através da pesquisa, outras preferências dos turistas brasileiros puderam ser percebidas, como o fato de estarem optando mais por hotéis e pousadas que por casas de parentes ou amigos. Os meios de hospedagem tradicionais representaram 57,7% das respostas, contra 52% em agosto de 2010, enquanto o percentual referente à estadia em casas de parentes ou amigos alcançou 30,2% contra 34,2% no ano passado.
A Sondagem de Expectativa do Consumidor, indicador que mede a intenção de viajar dos brasileiros, é resultado de consulta a duas mil famílias nas sete principais regiões metropolitanas brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Distrito Federal, Salvador e Recife). O Ministério do Turismo estima que essas regiões respondam por cerca de 70% do fluxo emissivo do turismo brasileiro.
JC.COM.BR