A Paraíba o tempo todo  |

Sistema do INSS fica fora do ar neste fim de semana

Os sistemas de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão indisponíveis em todas as unidades entre esta sexta e o domingo, dia 1, devido à modernização do centro de processamento da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).

Os serviços serão restabelecidos na segunda, dia 2 de junho. Segundo nota do INSS, a interrupção afetará ainda os serviços previdenciários disponíveis no portal da Previdência Social e na Central de Teleatendimento 135.

Dessa forma, serviços como o agendamento do atendimento, extrato de pagamentos, inscrição na Previdência Social, emissão da Guia da Previdência Social, entre outros, estarão indisponíveis.

Dataprev também fica sem sistema
A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev ) vai desligar, entre esta sexta (30) e às 20h de domingo, todo o data center, espaço que organiza os computadores de grande porte, responsáveis pelos dados de seus clientes, no Centro de Processamento do Rio de Janeiro (CPRJ). A operação deixará o sistema da unidade fora do ar, mas não prejudicará o pagamento de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com o diretor de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação da Dataprev, Daniel Darlen, a empresa trabalhou para não gerar impactos no pagamento dos beneficiários. “Todos os pagamentos de previdenciários, de benefícios, ficam hospedados no data center aqui do Rio. O processo que roda e gera a folha de pagamento foi feito, e os créditos dos pagamentos dos benefícios já foram encaminhados aos bancos. Não trará impacto nenhum”, disse.

Durante a mudança, serão transferidos para o novo data center computadores, servidores de bancos de dados e de aplicações, dispositivos de rede e de armazenamento de dados como parte da modernização do CPRJ. Com o sistema fora do ar, aplicações hospedadas no sistema da Dataprev, que atendem ao Ministério do Trabalho e Emprego, além da Receita Federal, também serão afetadas.

“Aqui no Rio, hospedamos basicamente os sistemas previdenciários. O maior destaque é o Cadastro Nacional de Informações Sociais e o sistema do seguro-desempegro do ministério. O grande problema para os clientes da Dataprev é que teremos que utilizar a sexta-feira, gerando certo transtorno por ser um dia útil”, explicou Daniel Darlen.

Cerca de 300 profissionais, da Dataprev e de empresas especializadas em suporte técnico, farão transferências de computadores e de fitotecas de armazenamento de dados para o novo espaço. Segundo Darlen, o deslocamento de equipamentos será feito em ondas, e nem todos os computadores serão movidos neste final de semana. As próximas operações não devem gerar impactos, já que não serão feitas em dias úteis.

A Dataprev investiu, desde 2012, R$ 200 milhões em modernização dos seus três data centers – Brasília, São Paulo e Rio – e já funciona com novas instalações no Distrito Federal e na capital paulista desde 2012 e 2013, respectivamente. No Rio de Janeiro, o novo data center vai dobrar a capacidade do espaço físico, da rede elétrica e lógica, bem como do sistema de refrigeração. A conclusão está prevista para dezembro.

 

Agência Brasil
 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe