A Paraíba o tempo todo  |

“Será uma retomada lenta”, revela presidente da Abrasel-PB, sobre a volta do setor

A Abrasel – Associação Brasileira de Bares Restaurantes e Similares, seccional Paraíba, presidida pelo empresário Arthur Lira – realizou uma pesquisa com mais de 200 empresários de bares e restaurantes de João Pessoa para avaliar o processo de retomada gradual do setor de Alimentação Fora do Lar, assim como os impactos da pandemia até o momento. A pesquisa revelou que 53.5% dos empresários tiveram desempenho regular, enquanto que 28,7% consideram bom e 16,8% tiveram uma performance ruim.

Este e outros indicadores serviram para avaliar um panorama real desta retomada e a partir destes parâmetros estratégias serão traçadas para aquecer o segmento. A pesquisa online ocorreu entre os dias 3 e 7 de agosto. Arthur Lira ressalta a importância desta pesquisa para nortear os empresários de bares e restaurantes na retomada do segmento. “Este levantamento trouxe uma leitura bem momentânea da primeira semana de retomada, entretanto, pudemos identificar um panorama bem elucidativo. Além disso, fizemos uma pesquisa de satisfação dos empresários em relação aos protocolos de flexibilização (música ao vivo, praça de alimentação, horário de funcionamento reduzido) estabelecidos pelo Estado e município”, avaliou.

Ele destaca ainda que o setor de alimentação emprega muitas pessoas no mercado, mas está fragilizado neste momento. Por isso, o apoio dos gestores públicos será imprescindível nos próximos meses. “Será uma retomada lenta e gradual. Os pequenos empresários sofreram ainda mais com a pandemia porque não tiveram acesso ao crédito. Inclusive, muitos tiveram que mudar o ponto do estabelecimento”, frisou. A pesquisa revelou também a situação dos estabelecimentos em relação às demissões do setor nesse período. De acordo com as respostas dos empresários, 52,5% precisaram demitir de 1 a 3 funcionários; enquanto que 26,5% dispensaram entre 4 e 8 funcionários; 8,5 demitiram de 9 a 15 colaboradores e 8% mais de 15.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe