A Paraíba o tempo todo  |

SEBRAE: Muitos jovens participam de oficinas para sanfoneiros

As duas oficinas destinadas a sanfoneiros, iniciadas na manhã de hoje, dia 25, atraíram jovens de todas as idades. Foram mais de 20 inscritos nos cursos que incrementaram o projeto Troféu Gonzagão deste ano. As oficinas, uma de sanfona e outra de fole de oito baixos, foram ministradas por mestres desses instrumentos, que são o Camarão (PE) e o campinense Luizinho Calixto. As capacitações são gratuitas e ocorrem até o final da tarde na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande.

O sanfoneiro adolescente Roninho, de 13 anos, estava encantado com as técnicas das oficinas. “Eu toco sanfona, mas não sabia que era um instrumento de criação livre, inclusive para outros ritmos, como o tango”, disse o garoto, que já toca no Trio Xameguinho de Campina. Participaram das oficinas outros mestres, como Abdias, Severino Medeiros e até Baixinho do Pandeiro acompanhou a turma no seu inseparável instrumento.

“Ficamos felizes por proporcionarmos aos participantes teorias da sanfona e do fole de oito baixos, o que é muito difícil de acontecer no Estado. Os mestres são os melhores e os alunos terão uma formação adequada”, explicou a gestora do projeto integrado de Cultura do Sebrae, Maísa Duarte. Já a homenagem de Outorga do Troféu Gonzagão é para convidados será amanhã, 26, no Centro de Convenções Raymundo Asfora (Garden Hotel), às 20h00.

Outro projeto do Sebrae que apoia a iniciativa para sanfoneiros é o de Turismo Integrado da Borborema e do Cariri, que já incentiva os grupos de músicos da Paraíba, a exemplo da Orquestra Sanfônica do Cariri. A realização do evento é do Centro de Ortodontia Integrado (COI) e Fiep, mas também teve outros apoiadores, como o governo do Estado, a prefeitura de Campina Grande, a Facisa, a Central da Construção e a Vitamassa.

Gonzagão da paz – Mesmo sendo restrito, o Troféu Gonzagão destaca ícones da música regional com visibilidade local, nacional e internacional. Seguindo a temática de Luiz Gonzaga de ajudar a quem precisa através da música, o projeto oferece um estúdio digital para gravar os novos trabalhos. Outra novidade é uma campanha de divulgação nacional e internacional do autêntico forró premiado no Troféu.

Serviço
Dia 25 – Oficinas de sanfona na Fiep – Av. Manoel Guimarães, 195, centro,
Hora – das 8h00 às 12h00 e 13h00 às 17h00;
Obs.: inscrição e almoço gratuitos para todos os participantes.

Dia 26 – Troféu Gonzagão no Centro de Convenções Raymundo Asfora (Garden);
Hora – 20h00
Obs.: convidados especiais, artistas, autoridades e imprensa.
 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe