A Paraíba o tempo todo  |

Professor da UnB propõe implantação pioneira de sistema de gestão de custos na CMJP

 A diretora-geral da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Vaneide Araújo, recebeu, na manhã desta quinta-feira (22), o professor de Contabilidade Marilson Dantas, doutor em custos aplicados ao setor público pela Universidade Federal de Brasília (UnB). A visita do professor teve como objetivo tratar da implementação de um sistema de custos e gestão aplicado ao Legislativo pessoense, como forma de ajudar no planejamento e no gerenciamento dos recursos públicos e possibilitar ainda mais transparência nas ações realizadas pelo órgão. Se a proposta for efetivada, o Legislativo Municipal será pioneiro nesse sentido no País.

O professor Marilson Dantas explicou que o projeto é fruto de sua pesquisa de doutorado e consiste em um software específico para gestão de custos do setor público, a ser aplicado em órgãos municipais, estaduais e federais interessados. O sistema vai ajudar na administração dos recursos e na melhoria dos serviços oferecidos à população.

Segundo ele, apesar de já existirem portais da transparência e a obrigatoriedade por lei de divulgação dos gastos públicos, as informações ainda não são disponibilizadas de maneira tão clara e precisa para a população.

Vaneide Araújo revelou que o diálogo acerca da implantação desse projeto na CMJP já ocorre desde o ano passado, e o presidente Durval Ferreira (PP) tem demonstrado bastante interesse em aplicá-lo no âmbito da Casa Legislativa. “Nós temos um compromisso muito grande com a transparência nas ações da Casa e com a facilitação da comunicação com a sociedade. Com essa gestão dos custos e sua divulgação de uma forma mais inteligível, a população vai perceber as necessidades e o uso que é dado aos recursos públicos, e nos aproximaremos ainda mais dos cidadãos”, observou a diretora-geral da CMJP.

Marilson Dantas acrescentou que, além da implantação do sistema, também é prevista uma etapa de capacitação dos servidores do órgão, como também de profissionais da área de comunicação, organizações não governamentais e sociedade civil organizada, para entendimento do projeto e interpretação dos dados disponibilizados.

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe