O consumidor pode economizar até R$ 6 mil na hora de financiar o carro. Uma pesquisa da Proteste (Associação dos Consumidores) mostra que a diferença entre os valores cobrados pelos bancos no CET (Custo Efetivo Total) serve como alerta para os compradores antes de fechar o negócio.

A diferença de R$ 6 mil é encontrada entre a taxa mais alta (Bradesco) e a mais baixa (Caixa) no financiamento do Uno Vivace 1.0 em 48 vezes.

O CET reúne todos os custos da obtenção de uma linha de crédito em uma única taxa. Assim, quando o cliente for a um banco pedir um empréstimo ou financiamento, não precisa ficar em dúvida entre a instituição que cobra os juros mais baixos e tarifas altas e a outra que tem juros um pouco maiores, porém com tarifas mais atraentes. Em vez de comparar todas as cobranças, separadamente, para saber onde encontrar a melhor proposta, basta comparar o CET. O que for menor, terá o menor custo e será sempre a melhor opção.

A pesquisa também deixa o consumidor alerta em outro ponto: nem sempre é fácil obter informações sobre o CET nas concessionárias. Os vendedores, muitas vezes, não passam esses valores. Entretanto, em toda operação de crédito existe a obrigatoriedade de que o cliente seja informado sobre todos os valores inclusos no financiamento.

Na busca para escolher o menor CET, o consumidor deve perceber algumas diferenças entre financiar em um banco e em uma concessionária (com os bancos que são vinculados às montadoras).

No financiamento em um banco, o comprador deve se preocupar em levantar o preço exato do carro à vista e questionar o vendedor pelo desconto em caso de compra neste modelo. Depois, a orientação é ir até as instituições bancárias com o orçamento para simular o crédito e anotar os CETs.

Na negociação com concessionárias, a orientação é simular o financiamento no máximo possível de lojas e anotar os CETs. Esse valor pode variar bastante de bairro para bairro, principalmente nas capitais.

taxa zero/ O consumidor também deve ficar atento com promoções de taxa zero. Segundo a Proteste, o custo está incluído em algum lugar, embutido nas parcelas. Neste tipo de caso, o número de prestações também é reduzido, chegando, geralmente, a 24 parcelas, no máximo. Além disso, alerta a pesquisa, uma taxa zero não significa um CET zero.

Terra

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário