A Paraíba o tempo todo  |

Petrobras afirma que perfuração de poços do pré-sal tem 87% de sucesso

A Petrobras perfurou um total de 30 poços na camada pré-sal com índice de sucesso de 87%, segundo informou nesta terça-feira (28) a estatal, em nota distribuída à imprensa.

 

Segundo a Petrobras, este número de poços refere-se a toda a extensão da formação geológica abaixo da camada de sal em que existem reservatórios em potencial na costa brasileira e compreende o período até o final de 2008.

 

Na Bacia de Santos, especificamente, a Petrobras perfurou 11 áreas em que opera, obtendo 100% de sucesso. A nota da Petrobras refere-se à reportagem do jornal "Valor Econômico" com o título "No pré-sal, 32% dos poços abertos são pouco viáveis".

 

Poços secos

A companhia afirmou também que é de seu entendimento que são "improváveis as ocorrências de poços secos, fora dos padrões normais da indústria de petróleo, na área do pré-sal da Bacia de Santos, devido ao conhecimento dos modelos geológicos, da quantidade de dados sísmicos e do número de poços já perfurados com sucesso".

 

A Petrobras também ratifica na nota as informações divulgadas pela companhia em 1º e 15 de outubro de 2008, nas quais esclarece que embora a notificação de indícios de hidrocarbonetos seja um dado positivo, ela não implica em descoberta comercial de óleo ou gás.

 

"A comercialidade de um campo só é possível após o envio e aprovação da declaração de comercialidade na ANP", diz a estatal, destacando que até o momento na área do pré-sal da Bacia de Santos e Campos não foi enviada nenhuma declaração à ANP.

 

Fatores geológicos

A estatal ainda esclareceu que o mapa com a ocorrência do pré-sal que se estende pelas Bacias de Santos e Campos não corresponde a um único campo de petróleo. Além da existência da rocha reservatório, a descoberta de um campo petrolífero decorre da identificação e ocorrência simultânea de uma série de fatores geológicos, os quais definem o posicionamento dos poços exploratórios em determinada bacia sedimentar.

 

"Ao longo da história de exploração das Bacias de Campos e Santos vários poços identificaram os referidos reservatórios, mas, no entanto, os mesmos não foram perfurados em situações geológicas ideais e não tinham como objetivo específico buscar descobertas em reservatórios do pré-sal", explicou a empresa.

 

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe