A Paraíba o tempo todo  |

PB deixa de financiar 825 veículos, diz Cetip

Cerca de 825 veículos, novos e usados, deixaram de ser financiados na Paraíba, desde a segunda-feira (11), quando o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) trocou as empresas responsáveis pela inclusão e baixa de gravames. A estatística é da Cetip, empresa responsável pelo sistema de financiamentos adotado no resto do país.

De acordo com o Detran, a mudança foi feita com o intuito de quebrar o monopólio da Cetip, delegando a operação à empresa Bunkertech. No entanto, a Cetip explicou que os bancos da Paraíba não estão aceitando o financiamento no novo sistema por falta de segurança.

Segundo a Unidade de Financiamento da Cetip, empresa que opera o banco de dados privado de financiamento de veículos, a Paraíba financia, em média, 4.967 veículos por mês, entrando nesse levantamentos os automóveis leves, os pesados e as motos. Isso significa mais de 165 veículos financiados por dia no estado.
A troca das empresas significa que estão suspensos os serviços de inclusão e baixa de gravames através do Sistema Nacional de Gravames (SNG), necessários para os casos de compra financiada de veículos. Dessa forma, o Detran procederá todas as inclusões e baixas de gravame através do Sistema de gestão SISGRAV.

Foram, em média, 532 carros, novos e usados, sem financiamento. A mudança também deixou de financiar, em torno de 280 motos, novas e usadas. No entanto, de acordo com o assessoria de comunicação do Detran-PB, "nenhum usuário, financeira ou concessionária é prejudicado pela mudança de sistema, tendo em vista que os procedimentos adotados pelo SISGRAV são os mesmos dos utilizados no sistema anterior (SNG)", disse em nota.

De acordo com Marcus Lavorato, gerente de relações institucionais da Cetip, a justificativa do Detran não faz sentido diante da troca que foi realizada. "Se o termo monopólio for só para significar que é uma única empresa, sim é uma única empresa porque essa é a melhor solução do mercado, porque ele [financiador] consegue consultar sobre o veículo em um único lugar. Colocar uma outra empresa nesse lugar não faz sentido", declarou.

O Detran-PB informou que, além da finalidade de acabar com o monopólio da realização do gravame pela Federação Nacional das Seguradoras (Fenaseg) e da Cetip em todo o Brasil, a mudança foi justificada com o aumento da transparência nos procedimentos, maior agilidade, segurança e confiabilidade na prestação dos serviços.

Cooperativas já adotaram, diz Detran

Segundo o Detran, as financeiras terão que se adequar ao novo sistema porque o contrato com a Cetip não será retomado e as cooperativas de crédito já estão aceitando os financiamentos. "Uma lei estadual mudou o sistema de gravames. Não foi simplesmente [uma cobrança de taxa], mas a dificuldade que encontramos com Cetip e Fenaseg para continuar o termo de cooperação técnica que tínhamos até setembro do ano passado. Para serem usados serviços do banco de dados do Detran, a empresa [Cetip] deveria pagar uma taxa da qual eles não abrem mão", diz o superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira.

"Essa nova empresa veio para o Detran com todo seu sistema técnico, a nível nacional dá todo o atendimento necessário, hoje mesmo já tivemos mais de 10 mil consultas e os gravames já acontecem através de empresas e cooperativas de crédito. Em algumas [instituições] representadas pela Fenaban [Federação Nacional dos Bancos], por entender que deve ser feito com a Cetip, nós estamos tentando chegar a um acordo", conclui.

 



G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe