A Paraíba o tempo todo  |

Paraíba tem a terceira maior queda do comércio varejista no país, diz IBGE

 A Paraíba teve a terceira maior queda no comércio varejista do país, na comparação de janeiro deste ano com dezembro de 2013, segundo divulgou nesta quinta-feira (13) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apenas Tocantins (-11,9%) e Mato Grosso (-7,1%) tiveram índices inferiores ao da Paraíba (-5,8%). Os estados de Sergipe (-5,4%) e Amapá (-3,1%) também registraram queda acentuada no setor.

Apenas seis estados tiveram variação positiva no comparativo sazonal. Os acréscimos ocorreram em Rondônia (1,6%), Roraima (1,4%), Piauí (1,3%), Santa Catarina (1,2%), Mato Grosso (0,7%) e Paraná (0,7%).

Em relação ao ano anterior, o volume de vendas aumentou 4% sobre dezembro de 2012 e teve alta de 4,3% no acumulado do ano. Quanto aos lucros do setor varejista, as variações positivas foram de 10,7% com relação a dezembro de 2012 e de 11,9% no ano.

Segundo o IBGE, o último trimestre apontou para uma desaceleração no ritmo de crescimento do volume de vendas, na passagem do terceiro para o quarto trimestre do ano. Houve queda da taxa de crescimento 3,1% para 1,1%, com ajuste sazonal.

No segundo semestre de 2013, o comércio varejista apresentou taxas de variação sobre o mesmo período do ano anterior, de 4,1% para o varejo e de 1,9% no varejo ampliado. Em relação ao mesmo período do ano anterior, os resultados do segundo semestre foram alta de 5,4% para o varejo (superando a taxa do primeiro semestre, de 3%), e de 3,5% para o varejo ampliado (inferior à taxa do primeiro semestre, de 3,7%).

Redação com G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe