A Paraíba o tempo todo  |

Obama diz que EUA esperam uma contrapartida do Paquistão

Os Estados Unidos vão dar ao Paquistão os instrumentos necessários para derrotar a Al Qaeda, mas esperam uma contrapartida, disse o presidente Barack Obama em uma entrevista divulgada neste domingo sobre a nova estratégia do governo para o Afeganistão.

Durante o programa "Face the Nation" da rede de TV CBS, Obama também disse que se os Estados Unidos localizarem líderes da Al Qaeda no Paquistão, só irão persegui-los após consultar as autoridades paquistanesas.

Os comentários do presidente foram feitos em entrevista realizada na sexta-feira, o dia do anúncio de uma nova estratégia para o Afeganistão, que pede a eliminação de todos os militantes da Al Qaeda que estariam planejando ataques aos Estados Unidos a partir de uma região ao longo da fronteira entre Afeganistão e Paquistão.

O plano prevê o envio de outros 4.000 combatentes para ajudar a treinar o Exército do Afeganistão, em adição aos 17.000 enviados ao país em agosto. Os gastos no conflito devem crescem 60 por cento dos atuais 2 bilhões de dólares por mês, segundo autoridades.

"O que nós queremos fazer é retomar a atenção à Al Qaeda", disse Obama à CBS. "Nós vamos eliminar as redes, as bases deles. Nós vamos nos certificar de que eles não podem atacar os cidadãos dos Estados Unidos, o solo dos Estados Unidos, os interesses dos Estados Unidos e os interesses de nossos aliados ao redor do mundo."

Para fazer isso, segundo Obama, os Estados Unidos tem que garantir que a Al Qaeda não tenha uma base no Afeganistão ou Paquistão de onde organizar os ataques. Ele disse que Washington também precisa convencer os cidadãos paquistaneses de que a luta contra extremistas não é apenas uma guerra dos Estados Unidos.
 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe