O leilão de animais bovinos procedentes de pesquisas de melhoramento genético realizado pela Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba – Emepa, uma unidade da Gestão Unificada (Emepa /Interpa/Emater), superou todas as expectativas com a comercialização dos 41 animais expostos à venda durante a 50ª Expofeira da Paraíba, encerrada no domingo (24), no Parque de Exposição Henrique Vieira de Melo, no bairro do Cristo, em João Pessoa.

 

A comercialização dos animais das raças Gir, Guzerá e Sindi gerou recursos da ordem R$ 265.000, uma média de R$ 6.500,00 por animal, que, segundo o diretor técnico da Emepa, Manuel Duré, serão revertidos em melhoramento das Estações Experimentais, localizadas nos municípios de Alagoinha e Umbuzeiro.
Alguns animais foram adquiridos por criadores dos Estados do Ceará, Pernambuco e o Rio Grande do Norte, mas a maioria ficou na Paraíba, o que demonstra o interesse pela pesquisa de melhoramento genético desenvolvida pela equipe de pesquisadores da Emepa nas Estações Experimentais de Alagoinha e de Umbuzeiro. Na avaliação do diretor técnico, a iniciativa está “ajudando na melhoria dos seus rebanhos, sobretudo na produção de carne ou de leite”.

 

Participaram do leilão pessoas físicas e jurídicas que fizeram a apresentação de propostas dirigidas ao leiloeiro. O lance inicial deveria ser igual ou superior ao preço de avaliação para cada animal, sendo o arrematante aquele que ofereceu maior preço. Todos os animais colocados à venda estavam saudáveis e com a documentação sanitária em dia, inclusive com exames andrológicos (machos) e ginecológicos (fêmeas) realizados por profissionais habilitados.

 

Redação

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Compras de Natal: 66% dos paraibanos pretendem presentear

O Natal é época de se confraternizar e de presentear também. É o que pretende fazer 66,27% dos paraibanos entrevistados pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba.…

Setor de serviços da Paraíba registra terceiro maior crescimento do Nordeste

O setor de serviços da Paraíba registrou a 3ª maior taxa de crescimento do Nordeste, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística…