Por pbagora.com.br

 Agricultores familiares residentes na Comunidade Mato Grosso dos Paulinos, no município de Piauí, no Curimataú paraibano, assistidos pelo Projeto Ecoprodutivo, foram contemplados com 10 mil raquetes de palma forrageira resistentes à cochonilha do carmin. Elas serão usadas para plantio em áreas infestadas pela praga, que destrói toda plantação e a formação de reserva de ração para alimentar seus rebanhos em períodos de estiagens prolongadas.

 

 

A entrega foi realizada, na quinta-feira (22), para a Associação dos Agricultores Familiares do Ecoprodutivo da Comunidade do Mato Grosso por técnicos da Emepa e com a participação dos extensionistas dos escritórios local e regional da Emater. Os agricultores mostraram-se satisfeitos com as raquetes de palma e já iniciaram o plantio. As raquetes foram produzidas pela Emepa, empresa integrante da Gestão Unificada.

 

 

Durante a realização do diagnóstico rural participativo sobre as potencialidades da comunidade, na fase inicial de estudos antes da implantação do Ecoprodutivo, os técnicos da Gestão Unificada perceberam a presença da cochonilha do carmin em alguns pontos de plantios de palma forrageira.

 

 

Caso não fosse tomada providências urgentes, a praga poderia atingir todas as plantações de palma. Na ocasião do lançamento do Projeto Ecoprodutivo, em julho passado, o presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, havia anunciado que seriam distribuídas raquetes de palma para conter o avanço da praga. Ação efetivada para a satisfação dos criadores que, em período de estiagens, usam a palma forrageira como suporte alimentar de seus animais.

 

Secom-PB

 

Notícias relacionadas

Caixa libera nessa sexta-feira novo saque do auxílio emergencial

Nascidos em novembro terão acesso ao saque de valores referentes ao primeiro depósito do novo lote do Auxílio Emergencial hoje (14), quando a Caixa Econômica Federal libera também a transferência…

Capital paraibana integra projeto para maior eletrovia do país; entenda como funcionarão os eletropostos de cargas rápidas

O primeiro corredor de mobilidade elétrica do Nordeste está sendo desenvolvido pela Neoenergia e será o maior do Brasil quando concluído, no final do primeiro semestre deste ano. Irá conectar…