A Paraíba o tempo todo  |

Fusões impulsionam bolsas da Ásia

As bolsas de valores da Ásia terminaram em alta nesta terça-feira (29), puxadas por várias ofertas bilionárias de aquisição no exterior que impulsionaram a confiança na recuperação econômica global.

 

O indicador Nikkei, da bolsa de Tóquio, avançou 0,91%, para 10.100 pontos, com exportadores, como a Kyocera se recuperando com a queda do iene contra o dólar.

O iene registrou perdas, após atingir o maior patamar em oito meses na véspera, ajudando exportadores japoneses como a Honda Motor.

A moeda japonesa se desvalorizou após o ministro de Finanças, Hirohisa Fujii, ter dito que a intervenção pode ser uma opção se os movimentos do iene forem irregulares. Contudo, ele reiterou que é errado qualquer país tentar ganhar vantagem competitiva depreciando a própria moeda.

"Se os movimentos são irregulares, existe possibilidade de possamos tomar qualquer medida considerada necessária para o bem do país", afirmou Fujii em uma coletiva de imprensa.

Os futuros dos títulos da dívida do governo japonês recuaram, conforme as ações ganharam terreno.

Entretanto, os ganhos foram limitados por notícias de que a deflação do país se aprofundou no mês passado, com os preços ao consumidor em queda de 2,4 por cento frente ao ano anterior, destacando ainda mais a fraca demanda doméstica.
As bolsas de valores dos Estados Unidos interromperam na véspera sequência de três dias de quedas impulsionadas por atividade de fusão e aquisição que sugere otimismo nas companhias.

 

A Abbot Laboratories anunciou que vai comprar a unidade de medicamentos da Solvay em uma transação de 4,5 bilhões de euros e a Xerox, na maior aquisição da sua história, planeja comprar a Affiliated Computer Services por 6,4 bilhões de dólares em dinheiro e ações.

Às 8h14 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne as principais bolsas da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 1,85%, para 391 pontos.

Ações do setor de tecnologia na Ásia atraíram compras, especialmente em Taiwan, por notícias de que Taipé permitirá que fabricantes de chips terceirizadas e de painéis para telas planas comprem rivais na China.

O mercado de Taiwan ganhou 2%, para 7.429 pontos, conforme a Taiwan Semiconductor Manufacturing e a UMC, duas maiores fabricantes de chips terceirizadas do mundo, saltaram mais de 4 por cento.

A bolsa de Hong Kong teve oscilação positiva de 2,06%, maior ganho percentual diário em mais de uma semana.

Na contramão, Xangai cedeu 0,33%, para 2.754 pontos, com a confiança dos investidores ainda abatida por pesadas ofertas de novas ações.

As perspectivas do mercado também se mostram fracas diante de um feriado nacional de oito dias que começa no dia 1o de outubro.

"Com enormes ofertas (de ações) aparecendo nos mercados, incluindo a ChiNext, o índice deve ter espaço para cair mais imediatamente após o feriado", explicou Zheng Weigang, diretor de investimentos da Shanghai Securities. "Os recursos estão sendo desviados de ações existentes."

Sydney fechou em alta de 1,62%, enquanto Cingapura avançou 1,3% e Seul 0,87%.

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe