A Paraíba o tempo todo  |

Evento de turismo rural criado na Paraíba será nacional e itinerante

 A Ruraltur, evento que projeta o turismo rural, produz informação qualificada e gera negócios, foi lançada em João Pessoa, na noite desta quarta-feira (6). A Feira de Turismo Rural, realizada pelo Sebrae Paraíba há dez anos, a partir de 2015, será nacionalizada e itinerante, acontecendo em outros estados do país. Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul deverão ser as próximas sedes do evento. Este ano, a Feira acontece entre 3 e 5 de setembro, em Campina Grande, na Federação da Indústria do Estado da Paraíba (Fiep).

 

“Ao longo desses anos, apostamos no turismo rural como mais um incremento do setor turístico do Estado e descobrimos um novo horizonte. Mostrar ao turista a gastronomia, o artesanato, as festividades é uma grande oportunidade de desenvolvimento para diversas localidades. A Ruraltur promove uma grande troca de informações e enriquece o produto turístico rural”, destacou o superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, durante o lançamento da Feira, na Galeria Louro e Canela, em Manaíra.

 

A coordenadora nacional dos segmentos de Turismo Rural e Turismo de Negócios e Eventos do Sistema Sebrae, Andrea Faria, também destacou a importância da Ruraltur e o trabalho pioneiro neste segmento realizado pela Paraíba. “A Ruraltur projeta o turismo rural de diversos estados e reconhecemos essa liderança da Paraíba. Por esse longo caminho que o evento já percorreu, a partir do próximo ano será itinerante. Estamos investindo recursos técnicos e financeiros no evento para que ele cresça ainda mais”, afirmou Andrea, que também participou do lançamento.

 

A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, acrescentou que o Governo do Estado vem trabalhando com o slogan de que a Paraíba tem “muito mais que sol e mar” a oferecer a seus turistas. “Temos um longo e lindo litoral, mas outras diversas maravilhas a oferecer. Gestores municipais e empresários vêm percebendo que sua cidade pode ser um excelente produto turístico, gerando emprego e renda para a população”, disse Ruth.

 

Durante o lançamento da Ruraltur, foram feitas degustações dos produtos oferecidos pela gastronomia rural, a cultura, o forró pé de serra, o coco de roda. “A Ruraltur é uma vitrine para projetar no mercado regional e nacional esse segmento que divulga as potencialidades turísticas do interior. Fizemos uma pequena mostra do grande evento que acontece em setembro”, ressaltou a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim.

 

Ruraltur 2014
A Ruraltur teve início em 2005 e sempre foi realizada na Paraíba. “Há dez anos, a Ruraltur vem proporcionando um novo olhar para a ruralidade, fortalecendo o desenvolvimento do turismo rural em nível nacional, com sustentabilidade, possibilitando ao turista uma diversidade de experiências inesquecíveis”, destacou Regina Amorim.

 

Este ano, haverá programações culturais, uma área com 40 estandes de empresas que operam com o turismo rural e de experiência, além de eventos paralelos, como a Rodada de Negócios, o 5° Seminário de Turismo Rural, o Encontro de Lideranças do Turismo Rural e o Encontro de Caminhadas na Natureza. O tema é “O papel da Governança gerando resultados”.

 

A expectativa é que cerca de seis mil pessoas visitem a Feira e que sejam gerados em torno de R$2,8 milhões de negócios durante o evento e nos próximos doze meses. “A Ruraltur promove a integração de empresários e fortalece o desenvolvimento do turismo rural”, afirmou Regina Amorim. A Feira acontece no hall de exposição e eventos da Fiep, em Campina Grande, das 14h às 20h, com entrada gratuita.

 

Encontro de turismo rural
Representantes de 15 estados estão em João Pessoa, até o próximo dia 8 de agosto, para alinhar o trabalho realizado por equipes do Sebrae Nacional e dos Sebraes regionais que trabalham com turismo rural. Segundo dados do Panorama Empresarial do Turismo rural 2010, este segmento apresenta um crescimento anual de aproximadamente 6%.

 

“O Sebrae Nacional escolheu a Paraíba para coordenar esse encontro. Nosso Estado vem despontando com a oferta do turismo rural e de experiência, com um trabalho realizado pelo Sebrae desde 2012. Já temos mais de 100 atividades criativas com foco na produção associada ao turismo”, destacou Regina Amorim. Ainda este ano, mais três municípios serão incluídos no trabalho, totalizando 11 cidades com aproximadamente 150 atividades criativas de vivências e experiências.

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe