A Paraíba o tempo todo  |

Evento aproxima pequenos negócios do setor público

 A cidade de Princesa Isabel, no Sertão paraibano, a 430 km de João Pessoa, irá sediar a quarta etapa do Seminário Regional de Compras Governamentais 2015, no próximo dia 26 de agosto (quarta-feira). O evento capacita e orienta micro empresários, microempreendedores individuais, agricultores familiares e gestores públicos sobre como vender e comprar dos governos. No início do Seminário, o Sebrae Paraíba irá apresentar o Movimento “Compre do Pequeno Negócio”, lançado nacionalmente este mês e que visa estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas.

 

O Seminário em Princesa Isabel será realizado na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), a partir das 8h. O seminário é gratuito, mas as inscrições devem ser feitas no Sebrae, pelo telefone 0800 570 0800. “Queremos aproximar os pequenos negócios do setor público, com orientações e capacitações. Por isso, estamos realizando estes eventos em todas as regiões do Estado”, disse o gestor de Políticas Públicas do Sebrae Paraíba, Luciano Holanda. Este ano, o seminário já foi realizado em Sumé, Sousa e Itaporanga, e ainda acontecerá em Araruna, Pombal e Guarabira.

 

 

De acordo com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o poder público deve realizar licitações exclusivas para as micro e pequenas empresas (aquelas que faturam até R$3,6 milhões por ano), com valores até R$80 mil. As MPE ainda têm prioridade em caso de empate nos pregões presenciais. “Em torno de 98% das empresas da Paraíba são micro e pequenas. Temos que incentivá-las a participarem dessas licitações e mostrar esses benefícios aos gestores públicos. Adquirindo produtos e serviços dos pequenos negócios locais, o poder público faz com que os recursos girem no próprio município”, afirmou Luciano.

 

 

Dados de 2012 do Tribunal de Contas do Estado (TCE) mostram que os pequenos negócios são responsáveis por 48% das compras do Estado. Em Princesa Isabel, este percentual é maior: as micro e pequenas empresas são responsáveis por 53% das compras do município. “Estamos fazendo grandes discussões em torno deste tema, para aumentarmos a participação dos pequenos negócios nas compras públicas”, completou Luciano.

 

 

O Seminário é realizado durante todo o dia, em duas partes. Na primeira etapa há palestras sobre compras governamentais como oportunidade de negócios e instrumento de promoção do desenvolvimento local. Posteriormente, as atividades são divididas de acordo com o perfil do participante (empresários, agricultores familiares e gestores públicos).

Compre do Pequeno Negócio

Liderada pelo Sebrae e com o apoio de instituições parceiras, o movimento “Compre do Pequeno Negócio” tem por objetivo fortalecer a economia local, concentrando o consumo nas micro e pequenas empresas. “O pequeno negócio é importante para o seu dono, mas também para todos aqueles que vivem ao seu redor e dele se beneficiam”, destacou Luciano Holanda. Para ele, o Seminário de Compras Governamentais um momento propício para apresentar o movimento aos empresários para que eles também participem.

O movimento estabeleceu o dia 5 de outubro como data oficial, por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. Até esta data, diversas ações acontecerão nos estados brasileiros com o intuito de estimular as compras. As empresas que queiram se engajar na campanha devem acessar o site www.compredopequeno.com.br ou procurar o Sebrae.

Serviço

Seminário Regional de Compras Governamentais em Princesa Isabel

Data: 26 de agosto de 2015

Hora: 8h às 15h30

Local: Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) – Rua Maria de Medeiros, Maia

Programação

8h – Credenciamento e café de boas vindas

8h30 – Abertura institucional com apresentação do Movimento “Compre do Pequeno Negócio”

9h – Palestra Compras Governamentais como oportunidade de negócios e instrumento de promoção do desenvolvimento local

Palestrante: Francisco Nunes de Almeida – Consultor Sebrae

Sala 1: PARA EMPRESÁRIOS

11h – Palestra: Como sua empresa deve se preparar para vender ao poder público.

Palestrante: Eduardo Bezerra – Consultor Sebrae

12h – Almoço

13h30 – Palestra: Como vender para o Governo do Estado da Paraíba Palestrante: Técnico do Governo do Estado

14h30 – Palestra: Como interpretar editais e se preparar para participar das licitações

Palestrante: Nielson Correia – Consultor Sebrae

Sala 2: PARA GESTORES PÚBLICOS

11h – Palestra: Elaboração de editais com benefícios para MPE.

Palestrante: Elton Santos – Consultor Sebrae

12h – Almoço

13h30 – Palestra: Incluindo a micro e pequena empresa nas compras públicas.

Palestrante: Felipe Rangel – Consultor Sebrae

14h30 – Palestra: Como utilizar as políticas PNAE/PAA para o desenvolvimento local

Palestrante: Marta Batista – Consultora Sebrae

Sala 3: PARA AGRICULTURA FAMILIAR

11h – Palestra: Como aproveitar as políticas de compras a partir do PNAE/PAA

Palestrante: Marta Batista – Consultora Sebrae

12h – Almoço

13h30 – Palestra: Elaboração de proposta para participar da chamada pública

Palestrante: Danylo Aguiar – Consultor Sebrae

14h30 – Palestra: Normas de segurança para fornecimento de alimentos

Palestrante: Técnico da Agevisa

 

Imagem ilustrativa

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe