A cidade de Princesa Isabel, no Sertão paraibano, a 430 km de João Pessoa, irá sediar a quarta etapa do Seminário Regional de Compras Governamentais 2015, no próximo dia 26 de agosto (quarta-feira). O evento capacita e orienta micro empresários, microempreendedores individuais, agricultores familiares e gestores públicos sobre como vender e comprar dos governos. No início do Seminário, o Sebrae Paraíba irá apresentar o Movimento “Compre do Pequeno Negócio”, lançado nacionalmente este mês e que visa estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas.
O Seminário em Princesa Isabel será realizado na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), a partir das 8h. O seminário é gratuito, mas as inscrições devem ser feitas no Sebrae, pelo telefone 0800 570 0800. “Queremos aproximar os pequenos negócios do setor público, com orientações e capacitações. Por isso, estamos realizando estes eventos em todas as regiões do Estado”, disse o gestor de Políticas Públicas do Sebrae Paraíba, Luciano Holanda. Este ano, o seminário já foi realizado em Sumé, Sousa e Itaporanga, e ainda acontecerá em Araruna, Pombal e Guarabira.
De acordo com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o poder público deve realizar licitações exclusivas para as micro e pequenas empresas (aquelas que faturam até R$3,6 milhões por ano), com valores até R$80 mil. As MPE ainda têm prioridade em caso de empate nos pregões presenciais. “Em torno de 98% das empresas da Paraíba são micro e pequenas. Temos que incentivá-las a participarem dessas licitações e mostrar esses benefícios aos gestores públicos. Adquirindo produtos e serviços dos pequenos negócios locais, o poder público faz com que os recursos girem no próprio município”, afirmou Luciano.
Dados de 2012 do Tribunal de Contas do Estado (TCE) mostram que os pequenos negócios são responsáveis por 48% das compras do Estado. Em Princesa Isabel, este percentual é maior: as micro e pequenas empresas são responsáveis por 53% das compras do município. “Estamos fazendo grandes discussões em torno deste tema, para aumentarmos a participação dos pequenos negócios nas compras públicas”, completou Luciano.
O Seminário é realizado durante todo o dia, em duas partes. Na primeira etapa há palestras sobre compras governamentais como oportunidade de negócios e instrumento de promoção do desenvolvimento local. Posteriormente, as atividades são divididas de acordo com o perfil do participante (empresários, agricultores familiares e gestores públicos).
Compre do Pequeno Negócio
Liderada pelo Sebrae e com o apoio de instituições parceiras, o movimento “Compre do Pequeno Negócio” tem por objetivo fortalecer a economia local, concentrando o consumo nas micro e pequenas empresas. “O pequeno negócio é importante para o seu dono, mas também para todos aqueles que vivem ao seu redor e dele se beneficiam”, destacou Luciano Holanda. Para ele, o Seminário de Compras Governamentais um momento propício para apresentar o movimento aos empresários para que eles também participem.
O movimento estabeleceu o dia 5 de outubro como data oficial, por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. Até esta data, diversas ações acontecerão nos estados brasileiros com o intuito de estimular as compras. As empresas que queiram se engajar na campanha devem acessar o site www.compredopequeno.com.br ou procurar o Sebrae.
Serviço
Seminário Regional de Compras Governamentais em Princesa Isabel
Data: 26 de agosto de 2015
Hora: 8h às 15h30
Local: Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) – Rua Maria de Medeiros, Maia
Programação
8h – Credenciamento e café de boas vindas
8h30 – Abertura institucional com apresentação do Movimento “Compre do Pequeno Negócio”
9h – Palestra Compras Governamentais como oportunidade de negócios e instrumento de promoção do desenvolvimento local
Palestrante: Francisco Nunes de Almeida – Consultor Sebrae
Sala 1: PARA EMPRESÁRIOS
11h – Palestra: Como sua empresa deve se preparar para vender ao poder público.
Palestrante: Eduardo Bezerra – Consultor Sebrae
12h – Almoço
13h30 – Palestra: Como vender para o Governo do Estado da Paraíba Palestrante: Técnico do Governo do Estado
14h30 – Palestra: Como interpretar editais e se preparar para participar das licitações
Palestrante: Nielson Correia – Consultor Sebrae
Sala 2: PARA GESTORES PÚBLICOS
11h – Palestra: Elaboração de editais com benefícios para MPE.
Palestrante: Elton Santos – Consultor Sebrae
12h – Almoço
13h30 – Palestra: Incluindo a micro e pequena empresa nas compras públicas.
Palestrante: Felipe Rangel – Consultor Sebrae
14h30 – Palestra: Como utilizar as políticas PNAE/PAA para o desenvolvimento local
Palestrante: Marta Batista – Consultora Sebrae
Sala 3: PARA AGRICULTURA FAMILIAR
11h – Palestra: Como aproveitar as políticas de compras a partir do PNAE/PAA
Palestrante: Marta Batista – Consultora Sebrae
12h – Almoço
13h30 – Palestra: Elaboração de proposta para participar da chamada pública
Palestrante: Danylo Aguiar – Consultor Sebrae
14h30 – Palestra: Normas de segurança para fornecimento de alimentos
Palestrante: Técnico da Agevisa
Imagem ilustrativa
Ascom