A Paraíba o tempo todo  |

Estudo apresenta cenário do turismo de experiência em Areia

 Empresários e gestores de turismo participam, nesta sexta-feira (30), em Areia, da apresentação do Estudo Nacional de Turismo de Experiência e sua Oferta, desenvolvido pelo Sebrae Nacional. Apenas cinco cidades do país e uma da região Nordeste integram o estudo, que tem como objetivo avaliar o contexto atual do setor no Brasil, através das experiências desenvolvidas nessas localidades. Além de Areia (PB), foram avaliadas Bonito (MS), Belém (PA), Ponta Grossa (PR) e Barra do Piraí (RJ). A apresentação será às 9h, na sala de reunião do Hotel Triunfo.

 

Para a realização da pesquisa, foram realizadas entrevistas com especialistas que atuam no Turismo de Experiência e Economia Criativa e empresários do setor, integrantes da governança dos municípios, como associações, Secretarias de Cultura e Turismo. Além de fazer uma avaliação sobre a situação atual do turismo de experiência no país, o estudo também traça o perfil dos empresários e dos negócios que atuam neste mercado e os resultados que estão sendo obtidos.

 

No município de Areia participaram da pesquisa nove empreendimentos: A Talha, Colégio Santa Rita, Grupo Moenda, Restaurante o Barretão, Rotta Turismo, Engenho Triunfo, Pousada Boutique Vila Real, Restaurante Vó Maria e Sítio Casa do Doce. De acordo com o levantamento, 67% dos entrevistados na cidade informaram que houve aumento da rentabilidade, apesar de alguns ainda não conhecerem exatamente o conceito do turismo de experiência, fruto da interação do turista com os serviços, produtos e pessoas de determinado lugar.

 

A consultora Marcela Saad, que visitou e entrevistou os empresários da cidade, disse que os empreendedores no setor de turismo de experiência de Areia entendem a importância de inovar e buscar alternativas que atendam às necessidades do cliente para manter o negócio rentável. “Pude perceber em Areia os resultados efetivos do trabalho cooperado e da agregação de valor à oferta principal do negócio. Vejo que a possibilidade de continuidade do processo de inovação é enorme devido ao perfil dos empresários atuando neste mercado. Todos tinham um sonho, acreditaram nele, arriscaram para ter seu próprio negócio, são criativos e incansáveis, além de muito humanos tanto com o cliente como com os colaboradores”, destacou.

 

A pesquisa identificou que os empresários de Areia têm flexibilidade para atender o cliente da melhor maneira e também a visão de que hoje o turista não é mais um negócio e nem um número, mas sim uma pessoa que tem vontades e sentimentos. De acordo com a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, os empresários de Areia se destacam pela inovação e criatividade e estas características têm auxiliado no crescimento dos empreendimentos. “Foi bastante gratificante a escolha de Areia para fazer parte do estudo. Isso demonstra o quanto os empreendedores da cidade estão se tornando referência e adequados ao modelo do turismo de experiência”, disse Regina.

 

O estudo ainda apresenta dados sobre liderança, clientes, resultados, perfil do empresário e perfil do negócio. Neste último item, 75% dos empreendedores informaram que estão ofertando um produto de experiência e 85% consideram alto seu grau de competitividade, com produtos e atendimento diferenciados e de qualidade no mercado onde estão inseridos, e que proporcionam sensações e emoções relacionadas à cultura.

 

Segundo o levantamento, 56% dos entrevistados estão muito satisfeitos com seu negócio, apesar de 100% considerarem que precisam melhorar continuamente. Este resultado se deve ao fato dos empresários estarem satisfeitos com o produto que oferecem, gerando lucro e garantindo a satisfação e fidelização do cliente.

 

Os cinco municípios brasileiros foram escolhidos com base em quatro critérios: um em cada Macrorregião; ter representatividade cultural, contextualização histórica, lendas, identidade e inspiração étnica diferenciadas; municípios que apresentem negócios atuando no mercado do Turismo de Experiência; e municípios que estejam conectando sua imagem à oferta de experiências, bem como já comercializam.

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe