Por pbagora.com.br

Se você deseja ter a casa própria, assim como milhares de brasileiros, já deve ter pesquisado sobre algumas formas de realizar essa aquisição. Para explicar as vantagens desta mobilidade de aquisição de imóvel foram escutados Alisson Cartaxo, coordenador em uma empresa especializada na área e o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba (Creci-PB), Rômulo Soares.

Segundo os especialistas, o consórcio de imóveis é uma modalidade financeira realizada por um grupo de pessoas, através de uma administradora. Com parcelas mensais pré-estabelecidas, através do sistema de lance ou sorteio, os consorciados podem ser contemplados com uma carta de crédito no valor do imóvel desejado. “Entre as vantagens destacam-se as taxas de administração, hoje inferiores às utilizadas em financiamentos bancários, o que gera parcelas menores em menor espaço de tempo. A taxa administrativa aplicada em um bem atinge uma média de 1,34% ao mês, quando a bancária pode atingir 9%. O que muitas vezes acontece é que a parcela de um consórcio, feito em 15 anos, chega a tornar-se inferior aos financiamentos feitos em 30 anos. O banco tem o interesse de emprestar o dinheiro e ter um ganho financeiro em cima e o consórcio é uma união, um grupo de pessoas com intuito de adquirir um bem e, nesse coletivo, um ajuda o outro”, afirma Alisson.

O presidente do Creci-PB, destaca as facilidades e entende o consórcio imobiliário como “mais acessível”. “Em tese, é sim mais em conta que o financiamento bancário e que o próprio financiamento com a construtora, a desvantagem é que é preciso ser sorteado ou ainda dar um lance para assegurar o bem”, relata.

Na Paraíba, no ano passado, segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), foram vendidas 2.140 cotas que representaram 0,6% do total do sistema nacional. Ainda em 2020, a Paraíba contabilizava 5.496 participantes ativos que resultaram em 470 contemplados. O total de consorciados ativos cresceu nos quatro trimestres em todas as regiões, segundo a ABAC.

Cinco vantagens do consórcio para compra de imóvel

1 – Totalmente parcelado
Não é necessário pagar um valor de entrada em um consórcio. O valor total do investimento, incluindo a taxa da administradora e o fundo de reserva, são diluídos no número total de parcelas e pagos mensalmente. Ou seja, não é preciso ter um montante inicial ao adquirir o consórcio, pois o primeiro pagamento já contará como a primeira parcela, e você já estará concorrendo ao sorteio.

2 – Não há juros
Essa com certeza é uma das maiores vantagens do consórcio. Como explicado acima, o crédito total do consórcio é parcelado dentro do prazo de pagamento do plano.

Os consorciados pagam suas parcelas mensalmente, formando o saldo de caixa que é utilizado para contemplação dos participantes, ao longo da vigência do grupo.

3 – Poder de compra a vista
Como, assim que contemplado, a carta de crédito permite o pagamento do imóvel à vista, o consorciado aumenta a possibilidade de negociação na hora da realização da compra.

4 – É possível obter a carta de crédito antes de ser sorteado
Além dos sorteios realizados mensalmente, as assembleias permitem que os consorciados ofereçam lances pelo carta de crédito. Essa é uma ótima opção para quem tem um dinheiro guardado. Caso haja um lance maior, o consorciado volta a participar do grupo normalmente, podendo ser sorteado ou tentar o lance novamente no mês seguinte.

5 – Utilização do FGTS no consórcio
O consórcio para compra de imóvel permite que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) seja usado para dar um lance ou para quitar as parcelas do consórcio.

Redação

Notícias relacionadas

Caderneta de poupança cresce na pandemia; economista explica se isso faz sentido

Não há dúvida de que a caderneta de poupança é o investimento mais popular do Brasil, mesmo que hoje seu retorno não consiga ser tão interessante a ponto de colocá-la…

Mais de 175 mil declarações do Imposto de Renda 2021 são enviadas na Paraíba

“Acertando as contas com o leão”. Mais de 175 mil declarações do Imposto de Renda 2021 já foram enviadas na Paraíba. Até o momento, 175.463 declarações de imposto de renda…