A Paraíba o tempo todo  |

Especialistas alertam para risco de golpes na “Black Friday” e dão dicas para se fazer uma compra segura

Black Friday

Avaliar a credibilidade da fonte vendedora. Essa é a primeira e principal dica que muitos especialistas comentam para quem pretende comprar na Black Friday. . O festival de descontos ocorre no próximo dia 26 de novembro, em uma sexta-feira (como sugere o nome em inglês). No dia, a expectativa é de que os preços de produtos do mercado, desde eletrônicos até bens de consumo pessoais, sejam menores. Consultados os especialistas: a professora de Marketing, Cláudia Buhamra; psicóloga e neuropsicóloga Juliana Gebrim; o tecnologo Rodrigo Calado e a superintendente da Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon-PB), Késsia Liliana Dantas.

Segundo Cláudia Buhamra, controlara ansiedade é verificar a credibilidade da empresa sãoas principais dicas para quem pretende comprar na Black Friday. “Se a marca do produto é de qualidade, é confiável. Se a loja onde a compra está sendo feita tem marca reconhecida no sentido de prestar atendimento ao consumidor especialmente após a compra”, afirma a professora. De acordo com o levantamento da consultoria GfK, os reajustes para produtos deste segmento podem chegar até 40%. Na Paraíba, apesar da projeção de preços mais elevados, os comerciantes estão otimistas e alguns consumidores começaram a se programar para a data que acontece anualmente na última sexta-feira de novembro.

A psicóloga Juliana Gebrim adverte que os especialistas em marketing conhecem muito bem a mente humana e sabem quais são os gatilhos mentais que eles precisam ativar para fazer com que você compre de maneira compulsiva. E isso vale tanto para compras presenciais quanto para as on-line. “Comprar não é um problema, o problema existe quando comprar vira uma necessidade incontrolável. Para as pessoas que compram muito, ou têm certo grau de compulsão, essas promoções devem ser limitadas (seja por limite de produtos ou valor) ou até mesmo evitadas”, comenta.

“Desconfie de ofertas extremamente vantajosas e, instale o aplicativo do seu banco para poder criar quantos cartões virtuais quiser. A criação do cartão virtual gera um número de cartão de crédito temporário, deixando o número original do seu cartão seguro. Caso o seu produto não seja entregue, também é possível realizar a contestação da compra e o dinheiro pago na fatura é reembolsado”, diz Rodrigo Calado.

Procon-PB  a disposição dos consumidores – Para evitar fraudes e possíveis golpes, a superintendente diz que é preciso ter cautela no momento de efetuar as compras durante a Black Friday. Késsia Liliana Dantas, reforça que o consumidor deve ter cuidado ao clicar em links com anúncios na internet, sob o risco de ter seus dados roubados. Além disso, ela explica que é importante fazer um monitoramento dos preços daquele produto que se quer comprar, para comparar se, de fato, houve desconto no dia marcado para a promoção. “Hoje temos vários sites que possibilitam esse acompanhamento. Também é importante que o consumidor fique atento às condições de troca da empresa onde está fazendo a compra”, ressaltou. Na Paraíba, a Lei 10.589/2017 determina a obrigatoriedade de informações sobre valores e produtos que estarão em promoção durante o período de Black Friday com pelo menos dois dias de antecedência ao evento. A lei se aplica tanto para empresas físicas quanto para lojas na modalidade on-line que aderirem a essa promoção em qualquer época do ano. “Todas as lojas devem publicar a relação de todos os produtos que estarão em promoção no próprio site da empresa, além de expor nas lojas físicas a relação dos produtos que estão sendo ofertados no site”, disse Késsia Dantas, lembrando que a lei também estabelece que sejam informados o preço real dos produtos que estarão em promoção sem o desconto que será concedido naquele dia e a quantidade que será disponibilizada. A empresa que descumprir a lei será devidamente responsabilizada.

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe