A Paraíba o tempo todo  |

Empresário cria caldo de cana em garrafa

 Já não é preciso tomar caldo de cana apenas na hora em que ele é extraído, nem esperar o dia de feira livre para bebê-lo.

Desde o ano passado, uma empresa no interior de São Paulo está engarrafando e vendendo o produto, que tem validade de vários meses, e até já passou a exportá-lo para a Europa. Neste mês, a fabricante de sucos Jandaia também lançou sua versão da bebida, vendida em embalagem longa vida.

Quem saiu na frente com a novidade foi Rafael Luques, que teve a ideia de desenvolver um processo de conservação da bebida há três anos, quando um amigo francês, em visita ao Brasil, provou o caldo de cana e quis levá-lo para a família. O que não foi possível, já que a bebida se estraga com facilidade.

Para contornar essa limitação, Luques desenvolveu um processo em parceria com o Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos) e montou a indústria de alimentos Susten, em Alumínio (SP).

Ali ele passou a produzir em julho de 2012 as garrafinhas de 300 ml de uma bebida chamada de suco de cana-de-açúcar. Batizado de Kanaí, o produto pode se consumido em até oito meses após a fabricação.

Cada unidade é vendida ao consumidor por R$ 3,50, em média.

"Como somos pioneiros nesse processo de [engarrafamento de] caldo de cana 100% natural, tivemos dificuldades nos estudos e testes para chegar no produto, tanto que patenteamos o processo", afirma o empresário.

Luques não revela os detalhes do processamento, nem o volume fabricado. Afirma que a bebida está sendo vendida nos Estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Além disso, informa que 40% da produção é exportada para Suíça, Itália, Portugal e Espanha. "E no próximo ano estaremos nos Estados Unidos, no Canadá e na Austrália", diz .

 

UOL

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe