Uma das datas mais importantes para o comércio neste segundo semestre está chegando – o Dia dos Pais – e os paraibanos estão animados para homenagear os papais na data, que este ano é celebrada em 11 de agosto. De acordo com a Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Pais do Instituto Fecomércio, 54,25% dos filhos mostraram o desejo de presentear os pais na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP). O resultado representa alta de 2,70 p.p na comparação com o resultado do mesmo período do ano passado.

“Neste ano, esperamos que haja uma maior elevação nas vendas desta data comemorativa em consequência de diversas medidas que vem sendo tomada, nos últimos meses, pelo Governo Federal, com intuito de alavancar a economia do país, entre elas a liberação de parte do FGTS dos trabalhadores”, destacou o Presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros.

Mais uma vez, os artigos de vestuário estão entre os presentes preferidos, citados por 46,88% dos entrevistados. Em seguida, aparecem os calçados (14,73%), perfumes (12,95%) e eletrodomésticos/ eletroeletrônicos (9,82%). Neste último, os destaques ficaram por conta de smartphones (45,45%) e televisores (27,27%). Neste quesito, os respondentes puderam citar mais de um tipo de presente, por isso o somatório ultrapassa 100%.

Os consumidores pretendem gastar com o presente dos pais, em média, R$178,85. Este valor é 7,64% superior ao indicado na intenção de gastos do ano passado, quando atingiu o patamar de R$166,15. A maior parte dos entrevistados (54,01%) deve comprar presentes com valores de até R$100,00. Em seguida aparece um percentual de 25,45% que pretende gastar em torno de R$101,00 e R$200,00. Apenas 5,36% dos respondentes manifestaram desejo de comprar presentes com valores acima de R$800,00.

Em relação à forma de pagamento, a maioria (53,12%) pretende comprar a prazo. Entre estes, 99,16% irão usar o cartão de crédito. Quanto aos que pretendem comprar à vista (46,43%), 74,04% querem fazer o pagamento em espécie. É importante ressaltar que esta escolha está diretamente ligada ao percentual de desconto oferecido pelos empresários.

A maior parte dos participantes da pesquisa (63,84%), ou seja, cerca de seis em cada dez entrevistados, tem a intenção de comprar o presente exatamente na semana do Dia dos Pais, esperando possíveis reduções nos preços. Em seguida, com um percentual de 24,11%, aparecem os entrevistados que estão planejando realizar suas compras na primeira semana de agosto. Já 8,93% do total anteciparam as compras dos presentes aproveitando as liquidações de julho.

Em relação ao local das compras, 61,16% dos entrevistados pretendem adquirir os presentes nas lojas dos shoppings centers e 39,73% irão procurar as lojas localizadas no Centro de João Pessoa. Em seguida vêm as lojas de bairro (10,71%) e internet (7,14%).

No momento da compra, os clientes vão levar em consideração alguns fatores. Entre eles, a qualidade e o preço do produto foram os mais citados (65,18%), logo depois apareceram um bom atendimento (20,98%) e desconto nas compras à vista (15,18%). Nesta questão, também podiam ser citadas mais de uma consideração.

Como forma de economizar na hora de comprar os presentes, a maioria dos entrevistados (70,98%) afirmou que pretende fazer pesquisa de preço antes de efetivar a compra. Em seguida, aparecem os consumidores que vão adquirir os presentes em conjunto com os familiares (10,71%). Já um percentual de 16,07% vai comprar os produtos escolhidos pelos pais, neste caso, não vão pensar em economizar.

Perfil dos entrevistados

As mulheres representam a maioria dos participantes da pesquisa, com 50,24%. Quanto ao estado civil, os casados ou em regime de união estável aparecem em maior número (45,52%) e em seguida aparecem os solteiros (43,16%), divorciados (8,49%) e viúvos (2,59%). A faixa etária mais encontrada foi entre 26 e 36 anos (31,37%), seguida por aqueles que se enquadram de 18 a 25 anos (25,24%). Já em relação à escolaridade, os que concluíram o Ensino Médio apareceram com o maior percentual (47,17%), seguidos pelos que possuem nível superior completo (27,36%) e os que ainda estão cursando o nível superior (16,04%).

A faixa de renda da maior parte dos entrevistados (49,53%) é de até dois salários mínimos. Os consumidores com renda entre dois e quatro salários mínimos aparecem com o segundo maior percentual (20,52%). Os consumidores com rendimento acima de dez salários mínimos estão em menor número de pessoas entrevistadas (2,12%). É importante destacar a parcela de consumidores que declararam não possuir qualquer rendimento (14,15%), que são dependentes financeiros do cônjuge, estudantes ou estão fora do mercado de trabalho.

Metodologia

A pesquisa entrevistou 424 consumidores na RMJP no período de 16 a 23 de julho de 2019.

 

Redação

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