Por pbagora.com.br

Pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme) aponta que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da cidade de João Pessoa apresentou em janeiro uma variação média mensal de 0,65%, índice um pouco menor do que foi registrado no mês de dezembro (0,97%). Com esse resultado o acumulado nos últimos doze meses, da taxa inflacionária que mensura o custo de vida da localidade, foi de 9,90%.

 

De acordo com o estudo, dos sete grupos de produtos e serviços que compõem o IPC, apenas dois apresentaram percentuais positivos: Alimentação, que registrou acréscimo de 4,28% e Habitação com 0,41%. Dos demais grupos, representados por Artigos de Residência, Serviços Pessoais, Saúde, Transporte e Vestuário, foram constatadas pelo Ideme variações negativas entre 1.55% e 0,07%.

 

Coleta – A coleta de preços do Ideme para calcular IPC de João Pessoa é realizada em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, domicílios (para verificar valores de aluguel) e concessionárias de serviços públicos.

 

A equipe de pesquisa é composta por três técnicos e seis pesquisadores de campo, que visitam mensalmente cerca de 330 (trezentos e trinta) locais de compra de produtos e serviços, chegando a coletar mensalmente quinze mil preços aproximadamente. O acompanhamento dessa pesquisa, com detalhes, pode ser feito através do site do instituto: www.ideme.pb.gov.br.



Redação com Secom

Notícias relacionadas

Mega-Sena pode pagar R$ 33 milhões nesta quarta-feira

O concurso 2.362 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 33 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h desta quarta-feira (14) no Espaço Loterias…