A Paraíba o tempo todo  |

Covid-19 afeta tradição e história de CG com suspensão de Feira de Trocas

A história de Campina Grande se confunde com o surgimento da feira Central da cidade. Como extensão dessa feira, acontece há anos, a chamada feira de trocas, na rua Quebra Quilos. Trata-se de uma atividade informal que vem chamando a atenção de autoridades governamentais, moradores e comerciantes da área da feira central, é a chamada “feira de trocas”.

Constituída por pessoas de vários bairros e até de outras cidades circunvizinhas, que na luta diária pela sobrevivência, às quartas-feiras e aos sábados, trazem produtos variados para serem comercializados livremente na referida feira. Os ambulantes buscam vender, comprar, trocar qualquer produto que seja portador de valor monetário, são pássaros, eletrodomésticos, calçados, roupas, ferramentas, celulares, DVDs, entre outros produtos.

Só que essa tradição está temporariamente suspensa em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O Procon Municipal de Campina Grande anunciou, a suspensão da famosa “Feira de Troca”. O local é bastante movimentado, principalmente aos sábados, e por isso a partir desta semana o PROCON vai estar com a equipe, inclusive com o apoio da Polícia Militar, para impedir que a feira aconteça.

A medida está sendo tomada porque, segundo o coordenador Municipal do Procon de Campina Grande, foi confirmado um caso de coronavírus em uma pessoa que trabalha naquele setor. Além da intenção de evitar as aglomerações no local por conta da pandemia de Covid-19.

A feira foi inspirada com base na revolta do quebra quilo foi uma série de atos violentos praticados por pessoas das zonas ruais da região do brejo da Paraíba no decorrer de 1874. A pacificação desses fatos exigiu a participação da Força Pública da Paraíba, que era a denominação da Polícia Militar na época.

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe