Por pbagora.com.br

Seminário “Crédito e Consumo: Regulamentação dos Cartões de Crédito no Brasil e Cadastro Positivo” acontecerá no próximo dia 31 de julho, sexta-feira, às 18h, no Auditório da CDL Campina Grande.

O senado aprovou dois projetos relacionados ao uso do cartão de crédito. Um autoriza o lojista a cobrar valores diferentes para compras à vista ou feitas pelo cartão. O outro proíbe o envio de cartão para clientes que não o solicitaram, alterando o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor.
De autoria do senador Adelmir Santana (DEM-DF), o projeto 213/2007 estabelece que a fixação de preço diferenciado na venda de bens ou prestação de serviços pagos com cartão de crédito não é abusivo e o lojista deve informar o cliente de forma "inequívoca e ostensiva" quando houver diferenças nos valores para pagamento à vista ou pelo cartão.

As propostas foram elaboradas a partir de um estudo intitulado “Mercado de Cartões de Crédito no Brasil: problemas de regulação e oportunidades de aperfeiçoamento da legislação”, do Dr. Paulo Springer de Freitas, PhD. “A diferenciação de preços permitirá acabar com o subsídio cruzado que existe atualmente, em que os consumidores que não pagam com cartão (normalmente, de menor poder aquisitivo) subsidiam aqueles que utilizam o cartão em suas compras.”, afirma Springer. Ele estará na próxima sexta-feira, dia 31, em Campina Grande, quando acontecerá, a partir das 18h, no auditório da CDL, na Rua Barão do Abiaí, Centro, o Seminário “Crédito e Consumo: Regulamentação dos Cartões de Crédito no Brasil e Cadastro Positivo”.

Também participarão do evento os senadores Cícero Lucena (PSDB) e Roberto Cavalcanti (PRB), e os deputados federais Rômulo Gouveia (PSDB) e Major Fábio (DEM).

Notícias relacionadas

Menina de 11 anos transforma retalho de couro em pulseiras, no Cariri da Paráiba

Maria Clara Oliveira, do município de Cabaceiras, participou do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)   Transformar retalhos de couro em pulseiras coloridas e cheias de estilo para vender às…

Mega-Sena pode pagar R$ 2,5 milhões nesta quinta-feira

O concurso 2.364 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 2,5 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h desta quinta-feira (22) no Espaço Loterias…