A Paraíba o tempo todo  |

CG: comerciários denunciam coação para pedirem reabertura do comércio

Em entrevista a imprensa o presidente do Sindicato dos Comerciários de Campina Grande, José do Nascimento Coelho, criticou um ato que aconteceu na cidade, na manhã ontem (27), aonde um grupo de funcionários pediam ao prefeito Romero Rodrigues (PSD) a reabertura do comércio campinense. Segundo Coelho, os funcionários foram obrigados a se fazerem presentes a pedido dos patrões.

Coelho criticou o ato, que na opinião dele, desrespeitou as recomendações dos órgãos de saúde, por ter aglomerado pessoas em via pública. Segundo ele, o que aconteceu atende a um setor do empresariado campinense, que quer confrontar as recomendações do Ministério Público da Paraíba(MPPB) e Ministério Público do Trabalho(MPT), além da decisão judicial, que indeferiu o pedido de reabertura do comércio, impetrado pela Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL).

O representante da classe diz que poucos estavam presentes no ato, e que os empresários estavam expondo a saúde dos comerciários, inclusive a situações, que na ótica dele, foram consideradas “ridículas”. “Você expor trabalhadores a se ajoelharem de frente as lojas. Eu não vi nenhum empresário ajoelhado”, disse.

O sindicalista diz que há um verdadeiro terrorismo, na divulgação de que houveram mais de 5 mil demissões no comércio, e questiona o fato de não achar esses dados atualizados no Caged ( Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) . “Você não pode confundir suspensão do contrato, que é o que está acontecendo em alguns setores, com demissões”, frisa.

“No comércio, pelo menos, não teve 5 mil demissões. Só se foi em toda Campina Grande, porque os dados do Caged, referentes ao mês de Abril, ainda não foram divulgados. Aliás, nem o de março ainda foi divulgado”, disse, reafirmando desconhecer esse número de demissões na cidade.

O presidente diz que entidade se posiciona, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde(OMS), para que se atente aos estabelecimentos que estão descumprindo a recomendação de não abrir, exceto, os que são considerados serviços e produtos essenciais.

Ainda sobre o ato, na Rua Maciel Pinheiro, Coelho diz que recebeu denúncias, dando conta que funcionários foram coagidos a participar, o que caracteriza, em sua opinião, assédio moral. O sindicalista diz que o sindicato defende a reabertura, com algumas condições, no dia 4 de maio: Fornecimento de EPI’s aos funcionários e as regras de distanciamento nos estabelecimentos.

Redação 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe