A Paraíba o tempo todo  |

Cabedelo e Sebrae firmam parceria para implementação de economia criativa

Discutir estratégias para a implantação da economia criativa no âmbito do município. Este foi o principal objetivo da parceria firmado entre a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) e o Sebrae Paraíba. O convênio foi assinado esta semana pelo prefeito Vitor Hugo.

O projeto visa fomentar princípios criativos que permitam a valorização dos produtos culturais e dos serviços turísticos, assim como a noção empreendedora.

“Cabedelo enfrenta hoje um desafio, que é ser, cada vez mais, atrativa para o turismo e, assim, torna-lo um item de desenvolvimento econômico local. Temos a beleza natural, os talentos e os atrativos culturais, mas precisamos estruturar a cidade, bem como provocar a otimização dos serviços e qualificar os agentes para podermos alavancar o setor e dar uma visibilidade bem maior ao nosso município. Uma proposta como a do Sebrae vem ao encontro desse nosso propósito”, comentou o prefeito Vitor Hugo.

De acordo com a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, a estratégia de implantação da economia criativa no município se baseia na consultoria e acompanhamento dos segmentos, no desenvolvimento de uma mentalidade voltada à valorização dos produtos e da integração entre os segmentos.

 “Temos uma programação que pretendemos implantar junto aos segmentos de audiovisual, design, startups digitais, música, tecnologia da informação e comunicação. Pretendemos trabalhar a melhoria dos produtos e dos processos de gestão, sempre levando em consideração a tecnologia e a cultura, que são a matéria prima para o desenvolvimento a partir da economia criativa. Agregando valor à cultura local e unindo aos negócios, dando-lhe uma lógica econômica, estamos contribuindo para o desenvolvimento das cidades”, explicou.

Para a secretária de Turismo, Vera Simões, a perspectiva de implantação de um processo de economia criativa em um município como Cabedelo representa um investimento na cultura e no turismo locais.

“Promovendo o casamente perfeito entre a cultura e o turismo daremos um passo significativo para o desenvolvimento das duas áreas. O fortalecimento da cultura certamente agregará valor ao turismo. Através da exposição dos valores culturais, da valorização dos recursos naturais, o turista terá uma nova experiência e, ao fim, dará uma visibilidade bem maior à cidade”.

Já o secretário da cultura, Igobergh Bernardo, a proposta da economia criativa significa uma alternativa para autodeterminação do segmento.

 “O turismo se une à cultura como uma ferramenta que possibilita a geração da economia das atividades culturais. É a partir dessa atividade criativa, da contribuição de consultoria, por meio de parceria entre Sebrae e Prefeitura, que pretendemos desenvolver a economia dos segmentos culturais do município. Assim, as entidades culturais, necessariamente, vão identificar a necessidade de desenvolver o seu produto cultural como economia criativa do turismo”, finalizou.

PB Agora

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe