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Brasil encerra dezembro com venda recorde de veículos

As vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil em dezembro bateram o recorde histórico de março de 2010, somando 361,3 mil unidades, informou uma fonte com acesso aos dados à Reuters nesta segunda-feira.

 

 

Em todo o ano de 2010, as vendas somaram 3,33 milhões de unidades, um crescimento de 10,6% sobre as 3,01 milhões de 2009. O volume anual confirma expectativa da indústria sobre o quarto recorde consecutivo nas vendas do setor.

 

 

Na comparação com novembro, as vendas de dezembro foram 16% maiores e ante o mesmo mês de 2009 houve alta de 30%.

 

 

O desempenho ocorreu mesmo com o Banco Central (BC) tomando medidas no início do mês passado para enxugar liquidez da economia e conter a inflação. "Houve um certo incentivo das empresas para desovar estoques e antecipação de compra devido às medidas do BC", afirmou o professor de economia da Trevisan Escola de Negócios, Alcides Leite.

 

 

Ele considerou o resultado do mês passado como "um pouco exagerado" em termos de capacidade das montadoras de atender ao mercado. "Vai ser necessária uma estabilização, pelo menos em 2011, para que as empresas possam adequar sua capacidade de oferta ao crescimento da demanda", comentou.

 

 

Entre as medidas adotadas pelo BC está o aumento no nível de compulsório exigido dos bancos para financiamentos à pessoa física com prazos acima de 24 meses. Antes da decisão do BC, o prazo médio de financiamento de veículos estava em 42 meses.

 

 

"As concessionárias acabaram mantendo algumas das condições de financiamento no final de 2010, mas as medidas do BC começarão a fazer efeito agora", disse Leite, que aposta em queda ou estabilidade das vendas de carros no primeiro trimestre de 2011 sobre um ano antes.

 

 

Para 2011, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) espera renovação do recorde visto em 2010, para 3,63 milhões de veículos – incluindo também caminhões e ônibus.

 

Fiat lidera
Embora a Fiat tenha mantido a liderança do setor em 2010, General Motors e Ford apresentaram os maiores crescimentos percentuais de vendas entre as quatro principais montadoras de veículos instaladas no Brasil.

 

 

A montadora italiana encerrou 2010 com vendas de 760.495 automóveis e comerciais leves no País, alta de 3,2% sobre o volume vendido em 2009 e se aproximando do limite de sua capacidade produtiva atual de cerca de 800 mil unidades anualmente.

 

 

Diante do quadro, a Fiat anunciou no final de 2010 investimento de R$ 3 bilhões para construir sua segunda fábrica de automóveis no Brasil, com capacidade para 200 mil veículos por ano. A empresa espera ter vendas de um milhão de carros por ano no Brasil até 2014, em um momento em que a competição se acirra com a chegada de novas montadoras asiáticas ao mercado interno, como a chinesa Chery.

 

 

A Volkswagen comercializou 700.354 veículos em todo o ano passado no Brasil, crescimento de 2,3% sobre 2009, conforme os dados obtidos com a fonte. A General Motors registrou 657.700 emplacamentos, expansão de 10,4%. A Ford fechou o ano com 336.281 unidades vendidas, alta de 10,6%.

 

 

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) apresentará dados de vendas em dezembro e de 2010 do setor na quarta-feira, dia 5. Já a Anfavea apresentará um balanço da indústria, também incluindo produção e exportações, na quinta-feira, dia 6.

Terra

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