A Paraíba o tempo todo  |

Aumento no preço do arroz faz crescer em 30% procura por alimento do MST, diz coordenador

Enquanto todo mundo ainda tenta processar o choque inicial causado pelo aumento no preço do arroz, com fotos tomando as redes sociais de gôndolas pelo Brasil com pacotes de 5 kg de arroz branco sendo vendidos por mais de R$ 40, muita gente foi atrás de alternativas aos valores abusivos praticados em mercados pelo Brasil. Uma das saídas encontradas na Paraíba foi trocar o arroz que costumam comprar pela produção orgânica do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). A procura pelo arroz produzido pelo movimento cresceu 30% na semana passada.

Na Paraíba, segundo Gilmar Felipe Vicente, um dos coordenadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra na Paraíba (MST-PB), os assentados produzem uma grande variedade de alimentos entre grãos, raízes, hortaliças e derivados do leite, mas não produzem o arroz orgânico, muito por conta do clima e do solo no Estado.
O arroz vermelho é produzido, mas em menor escala. Mesmo sem a produção dentro do estado, os paraibanos poderão desfrutar do produto a preço popular nos próximos dias. “Estamos enviando o pedido do arroz que deve chegar dentro de 15 dias. E vamos manter o preço do arroz porque, na verdade, o que subiu foi o arroz como mercadoria e não como alimento”, comentou Gilmar Felipe

A alta no valor do arroz convencional tem relação direta com o aumento da demanda nacional e internacional. Enquanto a pandemia estimulou a compra do alimento no país, a alta no dólar e a desvalorização do real fez com que os olhares de outros países se voltassem para a produção de alimentos brasileiras, o que proporcionou o aumento da exportação do arroz, especialmente para a Venezuela. Assim, com menos quilos de arroz no mercado, aumentou o valor daqueles disponíveis para a população brasileira.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe