A Paraíba o tempo todo  |

Artesãs paraibanas participam de capacitação com designer internacional em Campina Grande

 A arte de unir linhas, fibras e pontos com apenas uma agulha de gancho e muita criatividade. Dessa maneira, cerca de 130 artesãs participaram da consultoria ministrada pelo tecelão e designer internacional de criação em projetos, o mineiro Renato Imbroisi, na Vila do Artesão, em Campina Grande. Nessa quarta-feira (30), no encerramento das atividades, elas tiveram a oportunidade de mostrar as técnicas aperfeiçoadas e utilizadas durante os exercícios. As criações serão expostas em uma das maiores feiras de design do mundo, a Craft Design, que acontece de 14 a 17 de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

A consultoria realizada pelo Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), em parceria com o Sebrae, teve o objetivo de dar continuidade às oficinas realizadas por Renato Imbroisi no início do programa. Para a coordenadora do PAP, a primeira-dama do Estado Pâmela Bório, a iniciativa também visa trazer novidades ao mercado e agregar valor comercial às peças produzidas. “Focamos a customização e a agilidade na produção valorizando temáticas regionais como o São João, nosso folclore e arte, para mostrar a autenticidade da Paraíba. Devemos fazer novas consultorias para melhorar cada vez mais nosso produto e quem sabe até sobre modelagem, demanda antiga das mulheres que trabalham com fios”, comentou a coordenadora.

O designer Renato Imbroisi ressaltou que conseguiu cumprir sua meta e trazer mais integração e cooperativismo às crocheteiras que antes trabalhavam de forma individual. “Em um prazo curto de consultoria, conseguimos desenvolver uma pequena linha de produtos em alto padrão, que já será comercializada numa feira de negócios em São Paulo, onde o lojista poderá encontrar além de almofadas, xales, carteiras, jogos americanos até enfeites natalinos com muita originalidade”, enfatizou Imbroisi.

De acordo com a gestora do PAP, Ladjane Barbosa, outras consultorias estão previstas. “A arte do crochê é desenvolvida por um grande número de mulheres e esse foi apenas o primeiro módulo. Agora esperamos que ele retorne e as qualifique ainda mais para que possamos mostrar o crochê com grande potencial gerador de renda e ter seu lugar de destaque nos próximos salões de artesanato”, antecipou Ladjane.

A artesã Maria do Socorro, integrante do Grupo de Mulheres na Fibra, do município de Natuba, a oficina foi uma excelente oportunidade de agregar valor aos produtos e conseguir aliar a fibra ao crochê. “Nós produzimos uma grande variedade de flores em fibra de bananeira e utilizamos muito pouco o crochê. Agora aprendemos como utilizá-lo misturando a outros materiais e já vou repassar às demais associadas que não puderam participar desta qualificação”, explicou Maria do Socorro.

A crocheteira Luzia de Fátima, natural de Esperança, já é bastante conhecida no meio e se destaca nos salões com produtos como passadeiras, blusas, colchas e bolsas. Mesmo assim, ela resolveu participar. “Sempre temos o que aprender na troca de experiências com as outras artesãs ou com um profissional como Renato. Ele nos incentivou e lançou o desafio de desenvolvermos uma nova linha de produção. Agora vamos trabalhar incansavelmente para conquistar essa meta, ter nossos produtos vistos em São Paulo e continuar replicando o que foi aprendido para termos um Salão de Artesanato Paraibano em nossa homenagem com muita bandeirinha, balões e fogueiras tudo feito em crochê”, comemorou a artesã.

O designer Renato Imbroisi já participou de 140 projetos, em 23 Estados das cinco regiões do Brasil e também no exterior: Japão, Itália, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Agora ele segue para a Associação Cabritas de Boa Vista onde vai trabalhar desta quinta-feira (31) até o próximo domingo (3) com a qualificação das rendeiras em chita.

 

Secom-PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe