O período de alta estação está chegando e as Sereias da Penha já estão se preparando para receber os turistas e visitantes na loja que fica localizada na Praia da Penha. Após o sucesso da coleção em parceria com o estilista Ronaldo Fraga, que foi desfilada em abril deste ano durante o São Paulo Fashion Week (SPFW), elas ganharam mais visibilidade e a procura pelas peças aumentou significativamente.
Turistas de outros Estados e do exterior têm procurado a loja das Sereias para conhecer o trabalho e adquirir as peças. Segundo a artesã Joseane Izidro, “graças à divulgação na mídia e no nosso blog, as vendas estão aumentando a cada semana. Estamos muito satisfeitas, recebendo muitas encomendas e com uma grande expectativa para o verão”, disse.
A iniciativa de montar a loja partiu das próprias artesãs, que viram a possibilidade de expandir os negócios. Elas contaram com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e Sebrae, parceiros desde o início do projeto. O espaço, que fica localizado na Praia da Penha, foi decorado e montado por elas e dispõe as peças produzidas pelas “Sereias”.
Novidades – Atualmente elas estão desenvolvendo duas coleções. Uma para o verão e outra especial para a Procissão da Penha que acontecerá em novembro deste ano. Uma das novidades desta coleção serão terços elaborados com escamas de peixe.
No dia 9 de outubro, as artesãs estarão expondo os seus trabalhos na Feira de Artesanato da Praia da Penha, que acontecerá na Praça, em frente ao Santuário da Penha.
Transformando vidas – O projeto Sereias da Penha reúne artesãs das praias da Penha e Jacarapé, que aprenderam sobre a confecção de biojoias por meio do programa Pronatec Mulheres Mil. As peças produzidas utilizam escamas de peixe e fio de cobre, entre outros materiais biodegradáveis. Esta é uma iniciativa promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Trabalho, Produção e Renda, através do Programa João Pessoa Artesã (JPA), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e Sebrae Paraíba, que possibilitou as mulheres artesãs capacitação, tendo uma nova atividade econômica. A primeira-dama da Capital, Maísa Cartaxo, é coordenadora do Programa JPA.
Blog – Além da loja, o público pode conhecer todo o trabalho desenvolvido pelas Sereias da Penha através do blog https://sereiasdapenha.wordpress.com/
Secom-JP