Por pbagora.com.br

 Cerca  de 28 milhões de aposentados, pensionistas e demais segurados da Previdência Social começam a receber nesta quinta-feira (24) a primeira parcela do 13º salário. O pagamento ocorre até 7 de outubro.

 

Os primeiros a receber o serão os beneficiários que ganham um salário mínimo com cartão de final 1, desconsiderando o dígito. Para quem recebe mais de um salário, a parcela começa a ser depositada em 1º de outubro. Segundo o Ministério da Previdência Social, o adiantamento injetará R$ 16 bilhões na economia.

 

Desde 2006, o 13º aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é pago em duas etapas. A primeira parcela não vem com o desconto do Imposto de Renda, que só incide na segunda parcela sobre todo o valor do 13º. Neste ano, a segunda parcela será paga de 24 de novembro a 7 de dezembro.

 

Inicialmente, a intenção da equipe econômica era pagar o 13º em três vezes – 25% em setembro, 25% em outubro e 50% no fim de novembro. No fim de agosto, no entanto, a presidente Dilma Rousseff decidiu pagar integralmente a primeira parcela em setembro. O decreto que garantiu o adiantamento este mês foi publicado no último dia 4, no Diário Oficial da União .

 

Terra

Notícias relacionadas

A bomba da inadimplência: Entenda os motivos do número de inadimplentes ter caído em JP, mas dívidas terem aumentado

Na média, o brasileiro nunca esteve com as contas tão no azul quanto agora. E isso vem vindo de 2020, ano que deixou milhões de desempregados e no qual até…