A Paraíba o tempo todo  |

AESA: chove em 95 municípios da PB no fim de semana

AESA registra precipitações em mais de 95 municípios paraibanos no último final de semana e previsão é de mais chuvas em parte do Estado

Era tudo o que o agricultor estava esperando. Choveu em todas as regiões do Estado da Paraíba nos último final de semana. De acordo com o boletim diário divulgado agora a pouco pela Agência Executiva da Gestão das Águas (AESA), as chuvas chegaram no Estado deixando os agricultores animados.

A AESA registrou chuvas em pelo menos 95 municípios paraibanos, entre o sábado e domingo. As maiores precipitações foram registradas em Santa Terezinha onde foram registrados 68.8, milímetros; Alhandra onde choveu 40.3 milímetros no sábado e 24,7 no domingo, totalizando 65 milímetros.

Forram registradas ainda precipitações em Esperança, com 31 milímetros; São Sebastião de Lagoa de Roça com 26,3 mm; e Uiraúna com 24,2 milímetros. Em Campina Grande, choveu 43.2 milímetros sendo 28 mm no sábado e 15,2 no domingo.

Na madrugada da sexta para o sábado, a AESA registrou chuvas em 49 cidades. As maiores precipitações, segundo dados parciais da Aesa, foram nas cidades de Itatuba (73.3 milímetros), Areia (46.8 mm) e Santo André (52 mm). O levantamento completo foi divulgado nesta segunda-feira (22) pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). A previsão é de mais chuvas. Em Campina Grande na madrugada de sexta-feira para o sábado, (36,4mm), Pombal (15,2mm), Areia (46,8mm), Cabaceira (20mm) e Bananeiras (39,4mm).

No período das 7h de sexta-feira e 7h deste sábado a Aesa registrou chuvas em 49 das 269 estações pluviométricas monitoradas, com os maiores índices registrados em São José de Piranhas, onde choveu 73,3 mm, Igaracy (47,5 mm) e em Princesa Isabel (43,1mm).

 

A meteorologista da AESA Marlem Bandeira explicou que a ocorrência de chuvas em todo o Estado é típica desse período de transição do fim da pluviosidade no Sertão e início no Litoral. “Agora estão começando as chuvas do Brejo, Litoral e Agreste e a tendência daqui pra frente é que, lentamente, as chuvas vão ficar mais frequentes. No mês de maio, encerra o período chuvoso no Sertão”, disse.

O clima também deve ficar mais úmido, segundo previsão da Aesa. “Finalmente, o calor vai começar a dar uma trégua. No Litoral, em maio a temperatura deve cair 1°, mas no Agreste a redução deve ser de até 4°”. Para hoje, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas esparsas no litoral e isoladas nas demais áreas. A temperatura deve oscilar entre 37° e 21°.

 

Segundo a Aesa, a tendência, se as chuvas continuarem dentro da média, como aponta a previsão para o trimestre – abril, maio e junho – para as regiões do Agreste, Brejo e Litoral, é que o calor diminua nas regiões. Esta semana, João Pessoa registrou chuvas e céu nublado, mas o calor continuou forte na cidade.
Atualmente, dos 122 açudes monitorados pela Aesa um está transbordando, 74 têm mais de 20% de sua capacidade máxima de acúmulo d’água, 35 barragens estão com menos de 20% de sua capacidade e 13 reservatórios têm menos de 5% de seu volume total.

Os 122 mananciais monitorados pela Aesa podem acumular até 3.942.343.207 (3,9 bilhões de metros cúbicos d’água).

 

PBAgora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe