A Paraíba o tempo todo  |

Ações do Banco do Brasil despencam na Bolsa após presidente deixar o cargo

As ações do Banco do Brasil desabavam nesta quarta-feira na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) após o anúncio de que o presidente do banco Antonio Francisco de Lima Neto foi demitido.

Por volta de 13h32, os papéis perdiam 6,09%, ao preço de R$ 17,74 e tinham a queda mais forte da sessão.
 

No lugar de Lima Neto, assume Aldemir Bendine, 45, que é funcionári ode carreira da instituição.

"O Aldemir Bendine assume com um contrato de gestão em que vai se comprometer a agilizar a liberação de crédito, concorrer com os grandes bancos e incorporar novos clientes, aproveitando essa vantagem que tem o Brasil em relação a outros países", disse Mantega.

"Vamos perseguir metas de volume de crédito, ganhar ‘market share’ [espaço no mercado] em relação aos outros bancos. Para isso, você tem de continuar o que está fazendo, que é baixar as taxas de juros", disse o ministro.

Não é certo, entretanto, o motivo da saída de Lima Neto. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta manhã que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o havia informado de que Lima Neto tinha vontade de sair do comando do BB.

Mas, uma fonte do Palácio do Planalto disse que o governo havia optado por trocar o presidente do BB por "pura incompatibilidade com as políticas do governo".

"Não foi só juros, havia outras questões que justificam a decisão", acrescentou a fonte, referindo-se ao patamar de juros cobrado pelo banco que teria gerado a insatisfação do governo num momento em que se tenta reduzir os spreads bancários no país.

Questionado se o motivo da demissão eram as taxas elevadas, Lula disse que "a questão dos juros é uma obsessão de seu governo".
 

UOL

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe