A Paraíba o tempo todo  |

Viva a Praça Viva promove atividades culturais no Centro Histórico de João Pessoa

 O Centro Histórico de João Pessoa será palco do “Viva a Praça Viva – Encontre sua história” neste sábado (3). O evento espera estimular o resgate da história da capital paraibana e incentivar a revitalização do centro histórico, assim como a utilização das praças públicas como espaço de lazer. Das 16h às 22h, serão promovidas diversas atividades artísticas, culturais e gastronômicas para um público estimado em cinco mil pessoas no Casarão 34, Academia Paraibana de Letras, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Praça Dom Adauto e outros equipamentos históricos da região.

Às 16hh45 tem início a procissão em homenagem a Nossa Senhora do Rosário que sairá da Igreja Nossa Senhora do Carmo em um cortejo, ao som de ladainhas e hinos religiosos, pelos arredores da Praça Dom Adauto. Em seguida terão início os espetáculos. Divididos em dois palcos montados na praça, o público poderá assistir a apresentações de artistas como Jurandir do Sax, Grupo Camerata de Violão do IFPB, grupo de dança do Centro de Atividades Especiais Helena Holanda (João Pessoa), Grupo Parafolclórico Jacoca(Conde), Grupo Aruenda da Saudade (Pitimbu) e ainda o Coral Meninos de Lucena.

Já no Casarão 34, prédio com arquitetura barroca e patrimônio da cidade, serão realizadas duas exposições abertas ao público. Uma é a mostra “João Pessoa ontem e hoje: a história continua”, composta por 40 fotografias que fazem um paralelo das ruas da Capital, com fotos do século passado e registros de hoje, dos mesmos locais. Também acontecerão a mostra de artesanato das Sereias da Penha e a exposição do Clube do Carro Antigo para os amantes de relíquias, com a apresentação de antiguidades sobre rodas, com veículos como Landau, Mustangue, fusca, Camioneta Ford entre outros.

De acordo com a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, o evento espera entrar no calendário da capital mostrando à população as opções de lazer oferecidas pelo centro histórico da cidade. “Este é um evento para toda a família, que atende desde criança ao idoso. Queremos resgatar nossa história e mostrar o potencial dos equipamentos históricos para população, além de incentivar a revitalização dos espaços”, destacou Regina Amorim.

Para um dos organizadores do evento, Jean Farias, o objetivo do Viva a Praça Viva é sensibilizar e conscientizar a população a respeito do valor histórico, cultural e arquitetônico do Centro Histórico de João Pessoa, através de uma experiência de vivência interativa e agradável.

A gastronomia também é destaque no Viva a Praça Viva. A segunda edição do projeto Feira Livre será realizada durante o evento. Assinado e idealizado pelo chefe Onildo Rocha, a Feira Livre vai reunir mais diversos chefs de cozinha que levarão a alta gastronomia paraibana para as ruas a preços populares, que variam de R$ 5 a R$ 20. Estão confirmadas as presenças de cinco foodbikes (Tudoquiche, Julienscake, Daora, Strogobike e Ceviche nu Pote), dois foodtruck (Sonho Doce e Truck Bistrô) e oito barracas (Tasca da Esquina, Degustar, Quintal Restô, Anita Pâtisserie, AÍ Cozinha Criativa, Pão com Gergelim, Kokotas e Casa Roccia).

Voltado para toda a família, o Viva a Praça Viva terá ainda exposição de artesanato, de carros antigos, de fotografias, de telas, curtas metragens e de trajes de época. Também estão programadas contação de história, palestras, apresentação de artes cênicas e circences, concertos, apresentações musicais e culturais.

Como surgiu – O projeto Viva a Praça Viva é resultado do trabalho de conclusão da 10ª turma do curso de Formação de Empreendedores em Eventos 2015, promovido pelo Sebrae Paraíba. Durante seis meses, o grupo recebeu capacitação de profissionais da cadeia produtiva de eventos com a proposta de especializar o mercado paraibano e estimular a formalização da categoria.

Este ano, vinte e cinco participantes receberam a formação do Sebrae, com aulas de módulos essenciais para a formação do agente de eventos: planejamento, desenvolvimento de equipe, promoção e captação de eventos, segurança em eventos, comunicação e marketing, modelo de negócio, cerimonial e etiqueta, além da prática de eventos. As disciplinas foram ministradas por renomados profissionais do segmento com vasta experiência em grandes eventos e atuação em todo o país, como Andrea Nakane, Tânia Trevisan, Líbia Macedo, Vanessa Martin, Ney Humberto Neves, Ferdinando Lucena, Izabel Morais, Alexsandra Gomes e Maria Rita Peres. Em sua décima edição, o curso já capacitou vários profissionais para o mercado de eventos aqui no estado. Em 2016, o curso de formação será iniciado em março e as inscrições abrirão a partir de janeiro.

 

PROGRAMAÇÃO VIVA A PRAÇA VIVA

16h às 22h – Feira livre – Comidinhas de Chef (Praça Dom Adauto)

16h às 22h – Programa de Artesanato da Paraíba (Praça Dom Adauto)

16h às 22h – I Exposição de Carros Antigos (Av. Dom Pedro)

16h45 às 17h – Igreja do Carmo Procissão do Rosário da época com banda 5 de Agosto

17h15 – Orquestra Sinfônica de João Pessoa (Palco)

18h – Jurandir do Sax (Praça Dom Adauto)

18h15 – Coral Meninos do Conde (Percurso)

19h – Belle Soares (Palco)

19h20 – Grupo de Danças Especiais Helena Holanda (Palco)

19h50 – Percurso Grupo de Cultura Afro Aruenda da Saudade de Pitimbu (Palco)

20h20 – Camerata de Violões Do IFPB (Palco)

20h50 – Grupo Parafolclórico Jacoca do Município de Conde (Palco)

Casarão 34

16h às 22h – Exposição Fotográfica “João Pessoa Ontem e Hoje: A história continua”- João Pedro

16h às 22h – Exposição de Telas “João Pessoa, Minha Cidade” – Alunos de Escolas Municipais do Centro de João Pessoa

16h às 22h – Exposição de Telas “Filipéia” – Jonas Lourenço

16h às 22h – Exposição de Artesanato “Sereias da Penha” Projeto do Programa de Artesanato de João Pessoa

Academia Paraibana de Letras

16h às 20h – Jogos de mesa para Educação Patrimonial 1

16h30 e 17h30 – Contação de histórias e brincadeiras integradas

16h – Curta-Metragem Augusto dos Anjos

16h30 e 19h30 – Curta-Metragem Contínuo – Um contínuo no espaço tempo de Carlos Ebert e Odécio Antônio

17h30 e 18h30 – Curta-Metragem Álbuns da Memória – A fotografia na Paraíba de Elisa Cabral

17h – Palestra Memórias e Patrimônios da Paraíba: O olhar do IPHAN

18h – Palestra Memóriajoãopessoa.com

19h – Palestra IPHAEP

20h – Palestra IAB

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe