A Paraíba o tempo todo  |

Violeiros levam para CG entretenimento e cultura

A tradicional cantoria de viola tem espaço de destaque na programação do Maior São João do Mundo. Diariamente, os cantores de todo o Nordeste se apresentam na Rua da Imprensa, no Parque do Povo, proporcionando momentos de alegria aos campinenses e turistas que prestigiam a mais importante festa popular do país. A iniciativa, coordenada pelo poeta Iponax Vila Nova, representa a valorização e o resgate de uma das mais expressivas manifestações culturais do povo nordestino.

Na noite deste sábado, 6, esteve se apresentando a dupla Louro Branco (CE) e Miro Pereira (RN). Já neste domingo, 7, será a vez da dupla Raulino Silva e Chico Silva, ambos do Rio Grande do Norte. As apresentações sempre acontecem no horário das 20h às 22h. De acordo com a coordenação do evento, a programação vem obtendo total sucesso por conta da fidelidade do público admirador dos espetáculos de viola.

Segundo Iponax, a exibição de violeiros no São João de Campina Grande é um projeto iniciado em 2003, mas que inspirou iniciativas semelhantes em várias cidades do país. Em Caruaru (PE), a “viola” como atração junina chegou em 2004. Mossoró (RN) e Aracajú (SE) também prestigiam os violeiros desde 2005, enquanto Cajazeiras, este ano, resolveu colocar em sua programação duplas de repentistas.

Em Campina Grande, numa demonstração de pioneirismo, os violeiros estarão se apresentando, pela primeira vez, no tradicional São João do Distrito de Galante, que conta com uma das mais animadas programações festivas da Zona Rural do município. As apresentações estão programadas para os dias 14, 21 e 28, das 9h às 10h.

Quanto ao Parque do Povo, estarão se apresentando, até o final do São João, trinta repentistas, que integram quinze das mais importantes duplas nordestinas. “Ao longo da nossa festa, o público que gosta da arte e da cultura nordestina, sobretudo da autêntica poesia popular, tem diariamente momentos de reencontro com estes verdadeiros representantes da cultura regional”, avaliou Iponax Vila Nova

Codecon/CG

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe