A Paraíba o tempo todo  |

UFPB promove o Painel Funarte de Regência Coral

Tudo pronto para realização do Painel Funarte de Regência Coral 2009 que acontecerá entre os dias 1 a 6 de junho, na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. O evento será realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Coordenação de Extensão da UFPB. O curso será ministrado pelos professores Eduardo Lakschevitz (RJ), Ângelo Dias (GO) e acompanhamento do pianista, Leandro Souza (SP).
As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – Prédio da Reitoria – Térreo – Campus Universitário I – CEP.: 58051-900 – Fone: (83) 3216-7990; no Departamento de Música – Campus Universitário I CEP. 58051-900 ou maiores informações através do Email. [email protected] / (83)-91221788. Outros Painéis vão acontecer também nas cidades de Palmas / TO e Sobral / CE.
Para o coordenador local do Painel, professor Eduardo Nóbrega, podem participar todas as pessoas ligadas ao canto coral da Paraíba e de outros estados. “Apenas três estados do Brasil foram selecionados pela Funarte para sediar esse evento, e a Paraíba está entre eles, portanto as pessoas ligadas ao canto não devem perder a chance de participar”. O Painel acontecerá no período da manhã e tarde e a noite será reservada para atividades ligadas ao canto.

O Painel

O Centro da Música da Funarte desenvolveu até 1994, uma intensa atividade de apoio ao canto coral brasileiro, voltada para a realização de cursos de reciclagem destinados a regentes e coralistas e ainda para a edição de partituras (64 títulos, tanto para coro adulto como para coro infantil). Dessa atividade resultou visível aperfeiçoamento na qualidade dos coros brasileiros e de seus regentes, que puderam refinar seus repertórios e intensificar intercâmbios graças aos encontros propiciados por aqueles cursos.
Essa atuação foi a retomada a partir de 2007 – onde João Pessoa sediou o Painel pela primeira vez e contou com cerca de mais de 200 inscritos, com os cursos de breve duração. Os Painéis Funarte de Regência Coral beneficiou as regiões Norte-Nordeste, e com as edições virtuais de partituras, para difusão via internet, adaptadas para melhor atingir corais no Brasil e no exterior. Numa primeira etapa, foram digitalizadas 27 obras anteriormente impressas; a seguir, foi feita a encomenda de 12 peças para coro juvenil. Essas obras estão sendo disponibilizadas no Canal Funarte, acessável pelo site www.funarte.gov.br,

Os professores:

Eduardo Lakschevitz Xavier Assunção: Mestre em Regência Coral pela Universidade de Missouri-Kansas City (EUA), na classe do Dr. Eph Ehly. É professor da cadeira de Regência Coral na Universidade do Rio de Janeiro (UNI-RIO). Desde 1991 atua como regente, professor e palestrante em diversos cursos, congressos e simpósios no Brasil e nos Estados Unidos, onde recentemente atuou como palestrante no International Choral Symposium – Kansas City e regeu concertos à frente de grupos como o Clarion Chamber Choral e o Idaho State University Chamber Singers. É regente dos coros da TV Globo e da FENASEG, onde desenvolve trabalho na área de capacitação de recursos humanos através da música coral. De 1999 a 2004 dirigiu o grupo KOLINA, especializado em música sacra brasileira contemporânea, com o qual gravou 2 CD’s e realizou concertos em diversos estados do Brasil e dos Estados Unidos. É editor de publicações e gravações da Oficina Coral do Rio de Janeiro, onde também coordena os cursos e grupos de estudo. Seus arranjos e composições corais têm sido publicados e gravados no Brasil, Estados Unidos, Venezuela e Eslovênia.

Angelo Dias: vem desenvolvendo uma intensa atividade profissional no campo da música vocal, seja como cantor (barítono), regente ou professor. Seu repertório de canto inclui ópera, música de câmara e a canção de arte brasileira. Tem atuado à frente de diversos coros e orquestras. Sua participação em festivais, seminários e eventos nas áreas de canto e regência por todo o país tem possibilitado uma significativa troca de experiências com a comunidade musical brasileira, buscando incentivar a performance da música coral e do canto lírico em âmbito nacional. Atualmente, é professor dos cursos de Graduação e Mestrado na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, onde também dirige o Studio Ópera, grupo de jovens cantores líricos com o qual já levou ao palco La favola d’Orfeo, de Monteverdi (2004), A Flauta Mágica, de Mozart (2005) e Gianni Schicchi, de Puccini (2006). Também dirige, como regente-consultor convidado, o Coro da Fundação Orquestra Sinfônica de Goiânia É Doutor em Artes Musicais (DMA, Canto e Regência Coral) pela University of Oregon (USA), Mestre em Música (MM, Canto) pela University of Wyoming (USA), e Bacharel em Canto pela Universidade Federal de Goiás.

Assessoria

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe