Por pbagora.com.br

Em comemoração a semana dedicada à mulher, a TV Assembleia apresentará uma série de programas Em Discussão, que terá como tema central “Mulheres que nos Representam”. A programação terá início no dia Dia Internacional da Mulher, 8 de março, com a participação das deputadas Camila Toscano e Estela Bezerra, que serão as primeiras entrevistadas sobre o assunto.

Na terça-feira (09), será a vez da participação das deputadas Pollyanna Dutra e Dra. Paula; e na quarta-feira (10), Cida Ramos e Jane Panta. O programa terá início sempre às 20h. Durante as entrevistas, as deputadas darão seu ponto de vista quanto à participação da mulher na política e a importância da representatividade feminina. O que elas pensam sobre a ajuda de leis que possibilitaram o ingresso da mulher na política e, ao mesmo tempo, o fato dessas leis serem burladas com candidaturas “laranjas” ou fictícias.

Também na pauta de discussão, elas responderão se a violência política de gênero afasta possíveis candidatas?  Até que ponto perguntas como – “Tem certeza que quer entrar para a política?” –  intimida a candidatura feminina; além de abordar sobre os ataques em massa, com críticas à aparência da mulher e à sexualidade das que se dedicam à política.

Este ano o Brasil comemorou 90 anos em que as mulheres conquistaram o direito de votar, constatando, no entanto, que o país está entre os piores do mundo em participação feminina em cargos eletivos. Segundo dados da ONU(Organização das Nações Unidas) e da União Interparlamentar, o Brasil ocupa o terceiro lugar na América Latina em menor representação parlamentar de mulheres.

Na ALPB, as mulheres ocupam 16,7% das vagas legislativas, ou seja, dos trinta e seis deputados, só seis são ocupados por mulheres.

O telespectador pode acompanhar a TV Assembleia no Canal 8.2 (TV aberta Grande João Pessoa, Campina Grande, Patos e Região), pelo canal 11 na net e 340.2 na Sky, GVT e Claro.

PB Agora