A Paraíba o tempo todo  |

Teto histórico da catedral de CG está sendo resgatado em semelhança com pintura original

A Catedral de Nossa Senhora da Conceição em Campina Grande está passando por uma mudança significativa na parte interna. Estão sendo implantadas pinturas sacras no teto da igreja, na região do presbitério, nave central e parte inferior do coro. O trabalho é do pintor pernambucano, Paulo Francisco, de Olinda.

 

“A finalidade é realizar uma releitura da obra que existia em 1931, com execução em madeira, ornamentando com pinturas de imagens sacras, com centralidade para a Imaculada Conceição”, explica padre. Luciano Guedes, Pároco da Catedral e Vigário Geral.

 

Em 1931, o artista plástico da cidade de Sumé Miguel Guilherme dos Santos, pintou sobre madeira o teto da Igreja Matriz, à época, hoje, Catedral de Nossa Senhora da Conceição. Em 1968, os afrescos foram extintos, restando apenas a estrutura da laje, conforme hoje é visível, em concreto com acabamento em chapisco, na cor branca.

 

A entrega da obra será feita no dia 29 de novembro, na abertura da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição. Até lá, a Catedral segue aberta, diariamente, para orações e para que os fiéis possam acompanhar de perto o andamento da reconstituição.

 

As missas de terça a sexta-feira estão sendo celebradas no salão paroquial, tendo em vista as estruturas metálicas instaladas no centro da igreja para montagem e fixação dos 40 painéis no teto durante a semana. As missas do final de semana, sábado e domingo são celebradas no interior da catedral.

 

A proposta é se aproximar o máximo da pintura original. O trabalho artístico, mesmo diante de vários protestos, acabou sendo removido na década de 1970.

Mediante fotos da época e o envolvimento de alguns especialistas, essa obra artística está sendo resgatada.

 

PB Agora

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe