Por pbagora.com.br

 O Sabadinho Bom deste sábado (14) será comandando pelo Clube do Choro e o samba de Elton Souza, a partir das 11h30, em mais uma realização da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope). O projeto, realizado semanalmente na Praça Rio Branco, se estende até às 16h.

O Clube do Choro tem uma relação especial com o público do Sabadinho Bom, inclusive, por ter se apresentado em outras edições. O grupo representa, há 25 anos, a resistência e difusão do chorinho na Paraíba. O repertório da apresentação será composto de canções de Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim e vários outros compositores que se debruçaram sobre o estilo.

A partir das 11h30, sobem ao palco armado na Praça Rio Branco os músicos Eunice Dias (vocal e afoxé), José Fernandes (violão e vocal), Jonathan (flauta e saxofone), China (violão), Masinho (cavaquinho), Barroso (percussão e vocal) e José Carlos (vocal e pandeiro).

Foi no dia 12 de abril de 1985 na então sede da Ordem dos Músicos da Paraíba, no Centro, que vários músicos se reuniram em torno do nome Clube do Choro e do chorinho. De lá para cá, o grupo realiza apresentações semanais na sede oficial e em eventos públicos, com repertório de valorização do chorinho.

Samba – Após acompanhar vários grupos, o músico Elton Souza resolveu trilhar carreira solo totalmente voltada para o samba de raiz. É com um repertório voltado para o samba tradicional que o cantor e compositor natural de João Pessoa sobe ao palco do Sabadinho Bom a partir das 14h.

O repertório escolhido por Elton Souza para o voo solo insere nesse universo “As Rosas Não Falam” (Cartola), “A Flor e o Espinho” (Nelson Cavaquinho), com canções mais contemporâneas a exemplo de “Coisinha do Pai” (Jorge Aragão), “Meu Guri” (Chico Buarque) e “Batucando os Nossos Tan Tans”, gravado pelo grupo Fundo de Quintal.

Elton Souza se apresentará ao lado dos músicos Hélio Júnior (violão de sete cordas), Zé do Cavaco (cavaquinho), Beton (percussão), Popozinho (pandeiro), Rafael Caramelo (surdo e percussão). Devem subir ao palco os cantores Mário Procópio e Dandara Alves para participações especiais. Atualmente, Elton Souza está em estúdio gravando as músicas do primeiro registro em CD “Na Paraíba também tem samba”, com composições de Cojaque do Banjo, Mário Procópio e canções próprias.

 

Secom-JP

Notícias relacionadas

Lei cria Dia Nacional do Sanfoneiro, em homenagem a Sivuca

A data de nascimento do músico paraibano Severino Dias de Oliveira, Sivuca, a partir de agora também é de comemoração ao Dia Nacional do Sanfoneiro. O dia 26 de maio…