A Paraíba o tempo todo  |

Recital de piano solo no cine banguê: Luciana Noda vai mostrar composições de Choppin

Com um repertório que incluem peças dos mais representativos nomes da música clássica internacional e de compositor brasileiro, a pianista Luciana Noda vai se apresentar em Recital de Piano Solo, no próximo sábado, dia 18 de abril, às 18h, no Cine Bangüê do Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho. A entrada é franca.

A pianista e professora do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Luciana Noda, vai mostrar, neste recital, músicas de Franz Peter Schubert, compositor austríaco da era clássica; de Fréderic Chopin, pianista polaco da era romântica; de Liduíno Pitombeiras, compositor cearense e professor de música da UFPB; de Franz Liszt, compositor e pianista húngaro do período romântico; e de John Corigliano, compositor americano.

O programa do Recital será aberto com a peça “Improviso, D.946 nº 1” e “Improviso, D. 946 nº 2” de Schubert; e “Ballada nº1, op 23” de Chopin. Após o intervalo, a pianista executará “Fantasia sobre um Ostinato” de Corigliano; “Pó” de Pitombeira, composição dedicada a Luciana Noda; e “Valsa Mefisto” de Lizst.

A pianista Luciana Noda é natural de Adamantina-SP. Doutoranda em Práticas Interpretativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde recebe orientação do Prof. Dr. Ney Fialkow, com Mestrado na mesma instituição. Bacharel em Piano pela Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, estudou com Maria José Carrasqueira, pianista de grande influência em sua carreira pianística. Estudou também com a renomada pianista Yara Bernette e, na Europa, com Dália Ouziel, Roy Rowat, Jun Kano. Em 1995, sua participação no Festival Internacional de Alta Interpretação Musical em Girona, Espanha, rendeu-lhe o prêmio de Solista de Orquestra, apresentando-se frente à Orquestra de Câmara de L’ Empordá, sob a regência do Maestro Carles Coll.

Como recitalista, solista e camerista – em colaboração com músicos como Renato Bandel, Luis Afonso Montanha, Mauro Brucoli e Trio Haikai -, tocou em importantes salas de concerto de São Paulo (Theatro Municipal de São Paulo, Museu Brasileiro da Escultura – MUBE, Teatro São Pedro, Teatro do Sesi) e interior deste Estado. Desde 2004 tem realizado turnês anuais de piano solo em São Paulo e cidades do sul do país como Florianópolis, Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria e Gramado. Em 2009 a turnê inclui as cidades de Fortaleza, Recife e João Pessoa.

Dedica-se também ao repertório contemporâneo para piano e suas performances têm recebido elogios da crítica especializada. Diversos compositores brasileiros como Antônio Ribeiro e Liduíno Pitombeira, têm escrito obras dedicadas à pianista.

Atualmente é professora e coordenadora da área de piano no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba.
 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe