A Petrobras abriu as inscrições da Seleção Petrobras de Jornalismo, iniciativa que oferece incentivo financeiro para jornalistas de todas as regiões do país produzirem reportagens nos formatos de áudio, vídeo e texto.
A iniciativa vai contemplar 15 projetos jornalísticos de todo o Brasil, com a proposta de incentivar a produção de conteúdos relevantes em texto, áudio ou vídeo, com ênfase na ciência feita por pessoas de grupos sub-representados ou em pesquisas que abordem temas relacionados à diversidade e à inclusão.
Nesta primeira edição da premiação, serão selecionadas propostas de reportagens sobre ciência e diversidade. O período de inscrições vai até 11 de maio e o cadastro é gratuito.
A avaliação das propostas será feita por uma comissão entre o fim de maio e julho, e o resultado será divulgado em agosto de 2025. Os trabalhos selecionados devem ser publicados até dezembro de 2025, em veículos com perfil jornalístico.
Ao todo, serão concedidas 15 bolsas no valor de R$ 20 mil, somando um investimento de R$ 300 mil. Os projetos finalistas serão avaliados e selecionados por uma Comissão Avaliadora, formada por jornalistas do mercado e especialistas da companhia.
Cada uma das cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sul e Sudeste), terá três projetos contemplados, garantindo equilíbrio geográfico na seleção. Pelo menos cinco dos quinze projetos vencedores deverão ter, entre os autores, pessoas pertencentes a grupos historicamente sub-representados no jornalismo e na ciência, como mulheres, pessoas pretas ou pardas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência (PCD), indígenas e quilombolas. A comissão avaliadora será formada por seis jornalistas profissionais do mercado e três especialistas da Petrobras nas áreas de ciência e diversidade.
Podem se inscrever na Seleção Petrobras de Jornalismo jornalistas profissionais que atuem em veículos de imprensa ou como freelancers. No ato da inscrição, deve ser comprovado qual veículo de imprensa irá publicar a reportagem contemplada, seja ela em texto, áudio ou vídeo.
Redação