Um comunicador nas terras paraibanas. O papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos como novo bispo da diocese de Cajazeiras, na Paraíba. Atualmente, dom Francisco está à frente do governo pastoral da diocese de Campo Maior, no Piauí, e é o vice-presidente do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 4). O novo bispo é jornalista.
Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos retornará ao seu estado natal com a nova missão. Ele é paraibano, natural da cidade de Esperança, nascido em 5 de fevereiro de 1968.
Religioso da Congregação do Santíssimo Redentor, os Missionários Redentoristas, formou-se em Filosofia pelo Instituto Teológico e Pastoral, em 1994, e em Teologia, pelo Instituto Teológico São Paulo, com diploma pelo Instituto Santo Anselmo, de Roma, em 1999. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em sua terra natal, no dia 22 de julho de 2000.
Vida sacerdotal
O novo bispo nasceu no município de Esperança no Brejo paraibano no dia 05 de fevereiro de 1968 e sua ordenação sacerdotal aconteceu em sua terra natal, no dia 22 de julho de 2000 e em 21 de junho de 2017 foi nomeado bispo de Campo Maior, no Piauí. .
Estudos
Em 1994 formou-se em filosofia, pelo Instituto Teológico e Pastoral, em 1999 formou-se no grau de bacharel em teologia pelo Instituto Teológico São Paulo e também é formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, curso que concluiu no ano de 2010.
Comunicação social
Jornalista por formação acadêmica também já operou em programas de rádio, entre os quais, o “Caminhos da Fé”, da Rádio Olinda, em Pernambuco e em revistas religiosas. Após sua nomeação episcopal, Dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília e Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em mensagem mencionou a experiência em comunicação social do bispo de Campo Maior.
SL
PB Agora