A Paraíba o tempo todo  |

OSUFPB realiza seu 1º concerto de 2015

 A Orquestra Sinfônica da UFPB realiza nesta sexta-feira, 10 de abril, às 20h00, o seu primeiro concerto do período letivo 2015.1. O evento acontece na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, local que consagrou a Orquestra e que se tornou ponto de encontro semanal de todo apreciador da boa música sinfônica. A entrada é gratuita.

Este concerto, que abre o semestre letivo da UFPB, contará com a OSUFPB em sua formação completa, sob a regência do maestro Gustavo Paco de Gea, tendo ainda a participação do pianista Glauco Tássio Fernandes como solista. No repertório, peças de W. A. Mozart e Joseph Haydn, especialmente escolhidas para apreciação do público mais exigente, marcando a volta às aulas em grande estilo.

Para o ano de 2015, a OSUFPB tem amplo calendário com cerca de trinta concertos já programados. Como já de costume desde 2013, a Orquestra promove semanalmente eventos em que explora várias possibilidades sonoras a partir de seus subgrupos. Com finalidade também didática, os concertos contam com formações específicas a partir de naipes que compõem o conjunto total da orquestra, como cordas, metais, percussão, sopros, além de uma formação pop, onde promove amplo diálogo com músicos do gênero popular e também uma Orquestra Jovem, que explora a prática de conjunto dos jovens instrumentistas que cursam bacharelado em música na UFPB, ao lado de professores e músicos profissionais consagrados.

Os concertos acontecem sempre na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, com entrada franqueada ao público. Pra manter o caráter didático dos concertos, o maestro titular da OSUFPB, Marcos Arakaki, ou outro eventual regente convidado especialmente para o evento, comenta as obras executadas para promover um melhor mergulho do público no universo sonoro apresentado.

A OSUFPB é um dos mais importantes equipamentos culturais da UFPB, pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes – CCTA e é coordenada pela professora do Departamento de Música, Ayanara Silva. Todos os concertos são produzidos pelo Laboratório de Música Aplicada – LAMUSI, que está sob a coordenação do professor Leo Meira (DEMUS), contando ainda com o apoio do Departamento de Educação Musical.

 

Repertório do Concerto do dia 10 de Abril – OSUFPB

 

 

– Abertura – Die EntführungausdemSerail, K.384 (Mozart, Wolfgang Amadeus)

 

– Concerto para Piano e Orquestra No. 21 em Dó Maior, K. 467 (Mozart, Wolfgang Amadeus)

 

I) Allegromaestoso
II) Andante
III) Allegro Vivace assai

 

– Sinfonia No.45 em Fá Sustenido Menor, (Haydn, Joseph)

I) Allegroassai
II) Adagio
III) Menuet (Allegretto) & Trio
IV) Finale: Presto

 

Regente: Gustavo de Paco

Solista: Glauco Tássio Fernandes

 

Secom-PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe